Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Mural de homenagem memorial à história humana do antigo Colégio de Santa Quitéria


No âmbito do programa comemorativo das diversas valências que passam por datas jubilares no mítico Monte de Santa Quitéria, emblemático local sobranceiro à cidade de Felgueiras e ex-libris felgueirense, como ponto geo-afetivo da mística do concelho de Felgueiras, foi inaugurado no passado fim-de-semana, durante as cerimónias decorridas no terceiro domingo de setembro, um mural com os nomes dos alunos, mestres e responsáveis do antigo Colégio de Santa Quitéria. Fazendo assim memória pública dessa realidade de tempos antepassados. Em cujo memorial fica patente a identidade dos antigos discípulos do ensino ali ministrado.


Num primeiro olhar, com a curiosidade própria do interesse coletivo, depara-se, logo no primeiro ano da existência desse famoso estabelecimento de ensino e formação, o nome de António Barbosa Mendonça, mais tarde Conselheiro Dr. António Barbosa Mendonça, o popular Conselheiro de Rande, que foi Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Administrador do Concelho, fundador do Sindicato Agrícola e proprietário e diretor do antigo jornal Semana de Felgueiras; assim como seu irmão João Barbosa Mendonça, o depois Padre João Barbosa Mendonça que, entre diversas curiosidades, tem seu nome gravado num artefacto de sua paróquia natal, porque ofereceu a naveta do incenso da igreja de Rande (conforme está gravado na respetiva peça). Assim como se consegue aperceber de outros nomes, tal qual o de Américo Aguiar, que se tornaria depois no célebre Padre Américo fundador das casas do Gaiato. Entre tantos nomes, alguns dos quais mais familiares a quem tem algum conhecimento da história local, e outros com alguma relação através de pesquisas que se têm conseguido realizar. Algo que poderia ser mais identificável caso tivesse referência do local de naturalidade ou residência, de cada um, ao tempo da respetiva frequência do colégio. Sendo, acima de tudo, uma louvável concretização atinente à memorização que engrandece a alma felgueirense.


Desse Memorial junta-se aqui algumas imagens, do que foi possível captar, por ora, visto o local ser de momento ocupado por aparcamento automóvel (quando pela sua significação deveria estar livre aos olhos interessados e à curiosidade pública).

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))


Nenhum comentário:

Postar um comentário