Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 10 de setembro de 2022

Falecimento de D. Madalena Silva - figura pública da política, comércio e indústria de Felgueiras

 

Faleceu este sábado, dia 10 de setembro, a conhecida empresária e ex-presidente do CDS de Felgueiras, D. Madalena Jesus Silva, com 84 anos, residente na sua casa de Ermeiro, no Unhão.

A D. Madalena, sócia gerente da Longratex, era mãe da também gerente D. Sofia Ferreira e sogra do Dr. José Carlos Sousa, gerente da empresa Sotubo. 

Inicialmente Madalena Silva, então conhecida por professora Madalena, foi professora de ensino primário, havendo tido início desse magistério na escola da Longra, ainda no edifício conhecido por escola velha da Longra. Tendo depois continuado sua carreira por outras escolas da região, com maior incidência na escola da Pedreira, até que enveredou pela profissão de empresária.

Passou então a D. Madalena Silva a ser figura pública no concelho de Felgueiras e particularmente em toda a região da área da Longra, onde inclusive tinha diversas propriedades na zona central da vila da Longra. Tendo sido casada com o saudoso senhor Artur Pedro Ferreira, e como tal sido da família do grande Longrino e antigo Regedor de Rande senhor António Cândido Alves Ferreira. Pessoas gradas da localidade, como estão devidamente registadas em descrições alusivas no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997. Havendo o mesmo sr. Artur Pedro e a esposa D. Madalena ficado à frente do negócio da antiga loja de ferragens e mercearia do Sr. António Cândido, quando o patriarca adoeceu. Célebre estabelecimento esse onde existia a primeira agência do Totobola na então povoação da Longra, que foi também pioneira no concelho junto com a primeira da ao tempo vila de Felgueiras. Após o que os mesmos transformaram essa antiga loja no seguinte Centro Comercial da Longra, depois passado ao sr. António Magalhães. Para entretanto o sr. Artur Pedro, junto com os irmãos Guimarães Freitas (da Barbearia da Longra) ter criado na Longra a fábrica de metalurgia Sotubo e mais tarde ele e a esposa a fábrica de têxteis Longratex, também com sede de fundação na Longra. Empresas mais tarde transferidas para outras zonas do concelho.   

A D. Madalena foi ativista política no concelho de Felgueiras, como militante e líder do partido CDS local, bem como apoiante também de outras candidaturas, conforme aconteceu com a lista do PSD na primeira eleição do Dr. Inácio Ribeiro. Tendo patrocinado por diversas vezes alguns jornais de âmbito eleitoral e mesmo alguns periódicos de duração episódica.

Além de sua vida pública, a mesma D. Madalena Silva teve também alguns momentos particulares de realce. Como foi em 2008 na comemoração dos 90 anos de seu pai, João Cunha e Silva, em cuja cerimónia, na presença de irmãos e familiares, mais entidades oficiais e amigos, como filha mais velha do homenageado proferiu o discurso de honra familiar, descrevendo o percurso do progenitor e extensivamente industrial felgueirense de sucesso. E em 2016 teve uma pública homenagem, decorrente no Restaurante Juventude da Longra, onde, através duma comissão formada para o efeito, em associação com a Concelhia do CDS-PP de Felgueiras, foi então alvo de apreciado preito como conhecida empresária, benemérita e política do concelho, numa iniciativa que contou com a presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, do presidente da distrital do Porto, Álvaro Castello-Branco, entre outros dirigentes nacionais, distritais e concelhios. Bem como de diversos amigos de Felgueiras. Na oportunidade, a Arq.ª Carla Carvalho, ao tempo líder da Comissão Política Concelhia do CDS-PP Felgueiras, considerou que o encontro de militantes e dirigentes extravasou o caráter político e foi uma festa de homenagem à “pessoa, à mãe, à avó, à mulher de família, à empresária, à benemérita e à política”. Também em 2019, Madalena Silva foi homenageada pelo Rotary Club de Felgueiras, em reconhecimento de seu papel como empresária multifacetada e de sua atividade cívica.

As cerimónias fúnebres tiveram já este sábado início, durante a tarde, com uma cerimónia privada na capela da sua casa de Ermeiro; e terão continuidade amanhã, domingo 11, com o funeral a ter lugar na Pedreira, sua terra natal.

À família enlutada, apresenta o autor sentidas condolências pessoais.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))