Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Homenagem de Despedida ao Professor Edgar Silva


Falecido recentemente, no passado dia 28 de maio, e volvidos alguns dias desse infausto acontecimento, é altura de homenagear aqui com uma singela evocação o amigo sr. Professor Edgar Silva.  

O Prof. Edgar Pinto da Silva, antigo Vereador do Pelouro da Cultura e Educação da Câmara Municipal de Felgueiras e que também desde as últimas eleições autárquicas até agora era Primeiro Secretário da Assembleia Municipal de Felgueiras, desapareceu de nossas vistas, mas não da recordação.

Natural de Provesende, concelho de Sabrosa, na região demarcada do vinho generoso do Douro, ali nasceu a  20 de junho de 1955. Estava radicado em Felgueiras, sua segunda terra, onde residia. Tendo sido professor do ensino primário e elemento da Delegação Escolar de Felgueiras. Casado, pai de dois filhos e avô de 3 netos. Desaparecendo do número dos vivos aos 64 anos.

Era um senhor que só tinha amigos. Com quem dava gosto conversar. Tive primeiros contactos com ele ainda era Vereador Municipal de Felgueiras e eu então presidente da Casa do Povo da Longra e responsável do Rancho Infantil e Juvenil que fundei. Depois também por laços de afinidades familiares, mais tarde, mantivemos mais assídua convivência. Um bom e simpático amigo. Faleceu na manhã da última quinta-feira de maio na sua terra natal, em Provesende, povoação típica da zona vinhateira no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, onde passara período de confinamento derivado à pandemia. Tinha ido para lá a resguardar-se do perigo do Coronavírus, sendo como era um dos muitos de grupos de risco devido a doença cardíaca que tinha. Mas ia regressar a Felgueiras no fim-de-semana que se aproximava. Sentiu-se mal depois de ter feito a habitual caminhada diária ao início da manhã e ter tomado banho já em casa. Deitou-se a descansar e acabou seus dias. Tendo tido morte súbita.

Por vontade dele, foi sepultado lá na sua terra natal, onde tem seus pais. Em local que ele muito apreciava, pela paisagem vinhateira, como região de socalcos do vinho do Porto, cujo campo santo em que ficou é um autêntico miradouro, dali se vislumbrando o rio Douro a rematar as encostas.

 O funeral realizou-se na sexta-feira dia 29, ao final da tarde, tendo tido a presença de conterrâneos e também amigos de Felgueiras, incluindo representantes de entidades felgueirenses a que estava ligado, em significativo número apesar das condicionantes das restrições do isolamento social vigente, por causa do Corona / Covid-19.

Como homenagem, partilha-se aqui um preito publicado no jornal Semanário de Felgueiras, em sua edição de 12 de junho, através dum artigo da lavra do amigo comum sr. José Quintela. Belo discurso escrito e sentido poema que, com a devida vénia, para aqui transpomos.


Descanse em paz, grande amigo!
Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))