Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Exercício de memória em tempo de confinamento: Algo dos princípios do Carnaval da Longra

Estando-se nesta era de inícios da década dos anos 20 do século XXI em plena pandemia do Coronavírus/Covid-19, neste ano de 2021 não será possível haver Carnaval, devido ao malfadado vírus que impõe confinamento social, na esperança de poder erradicar-se essa peste.

Assim sendo, resta assinalar-se a quadra da melhor forma possível. E, além de se poder mesmo assim vincar a data na própria terça-feira com o tradicional cozido à portuguesa bem recheado de carnes e acessórios de chouriços-mouros, salpicão, batatas e hortaliças, mais sobremesa do serrabulho doce tão típico da região, há também que recordar antigas folganças, na tradição local. Vindo à lembrança o já tradicional Carnaval da Longra, que nos primeiros tempos tinha o corso carnavalesco no Domingo Gordo, enquanto havia cortejo na cidade de Felgueiras na terça-feira seguinte, e depois se impôs mesmo com a realização do desfile alegórico no próprio dia de Carnaval na Longra, onde passou a haver o Corso Carnavalesco mais importante da região felgueirense, em moldes organizados. Incluindo concurso de trajes e grupos de caretas, ao final das tarde, e à noite o velório, enterro e queima do Entrudo.

Como tal, lembrando antigas realizações do mesmo, apraz aqui e agora recordar, através de fotografias e duma reportagem jornalística (In Semanário de Felgueiras, em 1998), algo dos princípios do mesmo Carnaval da Longra. Sem mais explicações, que as imagens falam por si.

Nota Bene: Correspondendo a algumas questões surgidas em mensagens privadas, há a notar o seguinte: - É verdade, conforme é do conhecimento aliás das pessoas da terra e outras com conhecimento de causa, que na região da Longra-Felgueiras sempre os mascarados de Carnaval foram e são chamados de CARETAS (com a, na vogal final, “caretas”). O nome ou termo “Caretos” é usual na região do Nordeste Transmontano e tornou-se mais conhecido recentemente por via das reportagens televisivas sobre as tradições carnavalescas de algumas aldeias típicas de Trás-os-Montes. Se realmente consta nalgum estudo sobre o interior do Douro Litoral, essa confusão, isso pode ser derivado a certos trabalhos cujos autores confiaram em informadores menos esclarecidos e sem conhecimentos da realidade no terreno. 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))