Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Salvé Dia dos Irmãos - 31 de Maio

O Dia dos Irmãos comemora-se em Portugal no dia 31 de maio. Sendo principal objetivo da data o facto de relembrar a importância que os irmãos têm na formação pessoal de todos os indivíduos, celebrando e homenageando os irmãos. De cuja união fraternal os mesmos fazem parte da história pessoal de quem os têm, podendo-se assim por vezes partilhar memórias e fortalecer os laços de amizade familiar.

O Dia dos Irmãos, a 31 de maio, é uma celebração que encerra este que é considerado o Mês da Família. Acontecendo em Portugal nesta data desde 2014, tendo sido iniciativa da European Large Families Confederation e como principal promotora a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

Ora, embora sem ser necessário, aproveitamos o dia para também celebrar a ocasião, por este meio, através duma foto de família, em tempos idos (mais precisamente remontando a 1969, com todos, pais e irmãos, então de roupa escura e gravatas pretas porque estávamos de luto pela minha avozinha Júlia). Num tempo em que inclusive eu passara de estudante interno (seminarista nos Capuchinhos de Gondomar/Porto) para externo (indo conhecer novo ambiente, como aluno de ensino liceal no Externato Eça de Queirós). E em que estávamos todos presentes, quão todos tínhamos ainda muita vida pela frente.

Armando Pinto

[Nota: Foto colorida, da original a preto e branco, pelo amigo Abílio Faria, popular cantor de nome artístico Monte Cristo, do Porto.]


Equipamento para os BVF, em Dia do Bombeiro, dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras, numa noticiazinha no JN

31 DE MAIO DE 2021

Como por norma Felgueiras apenas tem merecido atenções da comunicação social, a nível nacional, em momentos menos felizes, e quanto a dar bom nome a Felgueiras têm sido esquecidas ocorrências bem mais interessantes, desta vez há algo diferente num jornal de grande implantação, ainda que em pequena notícia, no JN.

Assim, no Jornal de Notícias, em sua edição desta segunda-feira dia 31 de maio, é dada nota sobre os Bombeiros de Felgueiras (quanto ao acontecido no âmbito da comemoração do Dia do Bombeiro, embora sem referência a isso na notícia, bem como por ter havido uma caravana de viaturas da Corporação a andar pela cidade-sede do concelho em festejo alusivo). Sendo a relevância a assinalar o caso dos elementos da Corporação dos BVF terem ficado melhor apetrechados.

Ainda que remetido a um fundo de página, na secção “ A FECHAR” do JN, aparece então e assim na página 24 desse diário português tal noticiazinha, que ora registamos.

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem )))