Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

70 anos da morte do Mestre Aniceto da Banda de Felgueiras


Foi a 6 de agosto de 1950 que faleceu Aniceto Pinto Ferreira, o célebre maestro fundador e regente da histórica “Banda do Anicetrinho”. Desaparecido assim fisicamente quando contava 86 anos de vida. Ficando contudo na memória coletiva por sua vida e obra, tal a dimensão do legado memorial que faz com que continue a ser constante referência, apesar de haver falecido há muito, há setenta anos já.


O "eterno" senhor Aniceto fez também parte dos Bombeiros de Felgueiras, como é do conhecimento histórico. Tendo a sua banda também incorporado a mesma Corporação, numa das fases da Banda de Música de Felgueiras.


Na passagem da efeméride local sobre a passagem de 70 anos do falecimento do Mestre Aniceto, um nome ilustre da história felgueirense, lembramos o facto. Sem grande necessidade de relatos sobre sua biografia, que tem sido publicada dentro do que tem sido possível. Inclusive com um meritório trabalho já elaborado pelo amigo sr. Mário Pereira (entretanto publicado em moldes particulares, que se deseja ainda possa ser publicado em livro). Sendo assim este mais um exemplo de bons felgueirenses que fazem parte da memória felgariana, entre diversos mais (tal como um outro sobre o qual já escrevemos um artigo que está à espera de publicação no Semanário de Felgueiras).


Assim sendo com estes e outros, também se pode ir na máxima: - Felgueiras honremos, que Felgueiras nos contempla!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))