Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Evocação em imagens: Homenagem ao fundador da Metalúrgica da Longra, Américo Martins, em Abril de 1958

Para a história memorial há o respetivo livro oficial, a testemunhar a ocorrência. Mas ficou também o que os homens desse tempo foram contando, perante o que era ouvido entre amigos e conhecidos, tal as sensações então vividas.

Foi, na verdade, algo marcante a grandiosa homenagem prestada ao senhor Américo Teixeira Martins, quando a MIT/Metalúrgica da Longra estava já bem implantada. Após os já distantes tempos da fundação em 1920 no Largo da Longra, onde se manteve e evoluiu até 1950, ano em que passou a funcionar na nova fábrica, na reta da Arrancada da Longra.

Ato esse decorrido em abril de 1958, no dia 5, aproveitando ocasião do fim de semana de aproximação a seu aniversário natalício, ele que completava dois dias depois 65 anos de idade. Tendo-lhe então sido prestado esse tributo público, através de ação de seus amigos e empregados.

Do ato, juntamos sequência de fotografias alusivas a essa ampla comemoração, porque melhor que quaisquer palavras falam as imagens. Desde fotografias da chegada dos convidados às instalações da então fábrica nova, na Arrancada da Longra, mais grupos de individualidades, também panorâmica do espaço do almoço da homenagem, visitas dos convidados à fábrica e mostra de algumas atividades laborais, fotografia de conjunto de todo o pessoal da fábrica, descerramento de quadro do homenageado (vendo-se meio encoberto também o Pároco de Rande, Padre João Ferreira da Silva, que havia benzido antes as instalações), mostrando-se ainda momentos dos discursos de individualidades, mesa de honra, e pormenores do repasto.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))