Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 26 de janeiro de 2020

Mais um exercício de memória, em interlúdio sobre o próximo livro CICLISTAS DE FELGUEIRAS


Ainda antes de se poder anunciar a data da apresentação do livro CICLISTAS DE FELGUEIRAS, para não haver “fugas” antecipadas, não como as escapadas dos ciclistas ao pelotão, mas por agora ainda não haver certezas de cumprimentos de datas e se dever esperar por certezas… faz-se mais um exercício de memória, com alusão a dois dos ciclistas biografados no livro.

Dizia-me há dias um amigo (dos que costumam estar presentes em tudo o que se relacione com a memória felgueirense e assuntos culturais) que realmente em Felgueiras os ciclistas entretanto anunciados quase que nem eram conhecidos do público em geral, querendo com isso dizer também que um estudo destes terá interesse. Ora se em Felgueiras é assim, pelo país então serão apenas ainda lembrados pelos mais conhecedores do desporto dos pedais. O que mais justifica a recuperação histórico-memorial.

Assim sendo, dos quatro ciclistas naturais de Felgueiras que andaram na Volta a Portugal em bicicleta, em anos diversos, vem a talhe, sobre dois deles, aqui e agora dar um ar de graça, repentino, como o ar que se sente quando passam os corredores a grande velocidade. Publicando, como meros exemplos de suas participações, alguns recortes jornalísticos de suas presenças na Volta. Começando pela Volta a Portugal de 1961, através de respigo de reportagem do Jornal de Notícias quanto à participação do Académico na primeira etapa, referente ao prólogo em pista, em contra-relógio por equipas. Depois, já da Volta de 1962, e do jornal O Comércio do Porto, um quadro com a lista de concorrentes a poucos dias do fim da prova, que Joaquim Costa conseguiu concluir. Juntando imagem curiosa do grupo de polícias acompanhantes, pela visão de material da época. Seguindo-se da Volta a Portugal de 1963, um quadro do JN dos ciclistas que então continuavam em prova, entre os quais lá estava também Albino Mendes, do Académico . Em recortes do diverso material que deu para pesquisar.



A.P.
((( CLICAR SOBRE CADA IMAGEM )))