Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Ainda sobre o Conselheiro Dr. António de Barbosa Mendonça – na visão de um sobrinho-neto (num discurso oficial em 2014 )

O Conselheiro de Rande, como era mais conhecido popularmente o Conselheiro Doutor António Mendonça, da Casa de Rande – solar que deu origem à denominação da freguesia do mesmo nome, por ser também do nome do presor fidalgo fundador da resultante freguesia de tempos remotos – foi figura histórica que faz parte incontornável da memória coletiva da região. Como está descrito seu curriculum vitae no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, e também ainda recentemente foi ilustrado num pequeno filme da interessante série que o amigo e historiador felgueirense Carlos Ferreira tem vindo a fazer sobre figuras ilustres de Felgueiras.

Além disso e outras referências que lhe têm sido dedicadas, há um outro testemunho mais familiar, conforme lhe foi dedicado em discurso proferido por seu sobrinho-neto Dr. Albano Mendonça – em discurso em Maio de 2014 aquando de homenagem comemorativa dos 100 anos da chegada do comboio à Longra, de que ele foi um dos obreiros. Cuja oração, por ser mesmo de sapiência, merece registo, partilhando-se textualmente o que foi escrito e proferido então pelo amigo Dr. Mendonça do Coto, atualmente médico no Algarve e proprietário da Casa de Valdemar (conforme o nome oficializado, mas localmente sempre conhecida por Casa de Valdomar):


= Retrato do Conselheiro de Rande em quadro pintado existente na casa da Misericórdia do Unhão (com anexa imagem da Casa de Rande, de arquivo do autor destas anotações) =


= Retratos do Conselheiro de Rande e de sua filha Guilhermina, a popular Menina de Rande, em quadros pintados pela própria menina Maria Guilhermina Mendonça e que estavam na sala de visitas da Casa de Rande (até ter sido vendida).



= Casa de Rande, ao tempo de sua venda, sendo então ainda habitada a área do solar.


~~~~  ***** ~~~~ 

= Anotação pessoal, referente ao dia e à ocorrência…

Nota: A imagem de cima reporta o Conselheiro já em idade mais avançada de sua vida, sendo foto de arquivo pessoal e, tal como as outras, teve publicação no livro  “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))