Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Artigo no JN em tempos idos… agora a propósito da próxima jornada cultural sobre o piloto da 1ª Travessia Aérea de Portugal à Índia.

Na calha da próxima realização memorial sobre o felgueirense heroico dos tempos pioneiros da aviação internacional, Francisco Sarmento Pimentel, recorda-se um artigo em tempos publicado no grande diário nacional Jornal de Notícias.

Relembre-se que no próximo domingo terá lugar em Felgueiras uma jornada cultural a fazer memória desse felgueirense saliente, Francisco Pimentel, através da abertura duma exposição evocativa, na Biblioteca Municipal de Felgueiras, seguida de visita à casa onde ele nasceu, a Casa da Torre, em Rande. Como entretanto divulga em pormenor e oficialmente a Câmara Municipal de Felgueiras.

Pois sobre esse conterrâneo ilustre… teve então lugar no jornal mais lido em Portugal um artigo dedicado ao autor e piloto do 1º voo entre Portugal e a Índia, em texto saído a público no dia 5 de outubro de 1986, inserto em espaço então chamado JN Domingo, usual nas respetivas edições dos domingos nesse tempo, do mesmo jornal. Cuja publicação, assim, nesse domingo e feriado nacional, via a luz pública no dia comemorativo da implantação da República em Portugal, a que ficara ligado João Sarmento Pimentel, irmão do aviador, tendo ambos os irmãos Pimentéis depois como oposicionistas do Estado Novo seguido o caminho do Exílio político.

Pelo tamanho das páginas, porque ao tempo o jornal era publicado em formato muito grande, dá-se visualização total através de fotografias. E para possibilitar leitura, transporta-se o texto em digitalização dividida e anexa em duas metades, como se pode ver e ler.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))