Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 5 de setembro de 2020

Falecimento de Alberto Pimenta (1939/2020) - histórico jogador do FC Felgueiras

Faleceu o “Pimenta do Felgueiras”, como era em tempos conhecido esse que foi um valoroso futebolista de carisma do futebol felgueirense. Jogador da equipa do tempo da primeira subida de divisão do clube e depois de imediato também, no ano seguinte, do primeiro título de campeão distrital da equipa do FC Felgueiras. O Pimentinha que era um nome icónico do mundo da bola felgueirista, ao lado duns Sabú, Caiçara e outros dessas eras de futebol romântico em que os felgueirenses iam à bola como quem come a sobremesa, nos domingos a seguir ao almoço domingueiro.

Ora, fruto da retoma que o clube de futebol mais representativo do concelho tem estado a ter, sendo já tradicional o encerramento de cada época ser assinalado com festivo reconhecimento público, a quarta edição da Gala do FC Felgueiras teve um momento especial, com tributo dedicado ao Pimenta na IV Gala Azul Grenã. Tendo aí, além das atribuições relativas ao trabalho anual de atletas e colaboradores, havido distinção a dois nomes do passado, o antigo jogador e histórico capitão de equipa Pimenta e um antigo presidente Álvaro Costa. Sobre os quais em registo memorial dedicamos um artigo no Semanário de Felgueiras, por esse tempo. Cuja nota biográfica recordamos, aqui e agora.

Alberto Fernando Pereira Pimenta - Nascido em Resende, a 08 de Novembro de 1939. Oriundo da zona das cerejas e das paisagens durienses que se vêm ao passar o comboio da Linha do Douro, Alberto Pimenta veio jovem para Felgueiras, em 1963, para jogar no FC Felgueiras. Na sua área de residência trabalhara num cartório notarial e em Felgueiras teve emprego como escriturário também. Tendo-se de imediato empregado numa empresa industrial de grande dimensão desse tempo, a Metalúrgica da Longra, em cuja fábrica passou a ser elemento apreciado. Enraizando-se progressivamente na área do concelho, enquanto o seu estatuto de futebolista levava a que popularmente fosse conhecido por Pimentinha. Esteve depois nos primeiros grandes momentos do futebol felgueirense, integrante como foi da equipa da primeira subida de divisão, quando o FCF passou da antiga 3ª para a 2ª Divisão Distrital, em 1964/65. Com a consumação da vitória na finalíssima disputada a 8 de Julho de 1965 em Amarante, diante do FC Lixa, através dum bis de Sabú. 

Dias depois Pimenta casou-se, consorciando-se com a sua companheira de namoro, em Marco de Canavezes, como ficou até registado na reportagem do Noticias de Felgueiras reportando à celebração da subida do Felgueiras. 

Na época imediata voltou a estar em seguinte grande momento, como elemento preponderante, junto com Caiçara e outros, que concretizou nova subida de divisão, então da 2ª à 1ª Distrital. Tendo então, em 1965/66, o clube também sido Campeão da 2ª Distrital, e como tal Pimenta recebeu a respetiva faixa de campeão. 

Após isso Pimenta esteve noutros grandes momentos da equipa azul-grenã. 

E, culminando sua carreira ao serviço do Felgueiras entre 1963 a 1974, após ter abandonado a atividade de jogador enveredou pela colaboração ao clube nas funções de treinador de camadas jovens. 

Aquando da subida de divisão do Felgueiras aos Nacionais, época em que o FC Felgueiras foi Campeão Distrital da AFP e ascendeu automaticamente à então 3ª Divisão Nacional, era o Secretário do clube, exercendo nesse cargo funções de dirigente. Depois esteve como membro diretivo do Departamento de futebol e sempre que possível foi colaborando em diversas atividades do clube. 

Tendo, por fim, em 2019, sido homenageado pelo FC Felgueiras na IV Gala Azul-Grenã.

Faleceu aos 80 anos, no Hospital de Penafiel, este sábado dia 5. Indo a sepultar domingo, dia 6, no Cemitério Municipal de Resende, após cerimónias em Felgueiras, conforme está divulgado publicamente.

Armando Pinto 

- cinco de setembro de 2020

((( Clicar sobre as imagens )))