Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Na proximidade de mais uma passagem da Volta a Portugal por Felgueiras - Memórias da “Grandíssima Volta Portuguesa” através do Boletim Municipal

Tempos houve em que o mês de agosto por estas bandas felgueirenses era mais associado à chegada e estada de grande número de visitantes regressados à terra de origem, os chamados emigrantes e imigrantes, conforme suas residências no resto do ano no estrangeiro ou noutras terras do próprio país. Enquanto agora vai havendo alguma transformação, mediante as condicionantes e mudanças da vida. À falta de grandes chamarizes turísticos, para lá do habitual cardápio da Rota do Românico, extensivo aos concelhos vizinhos, além do monte de Santa Quitéria. E pouco mais. Podendo futuramente começar Felgueiras a ser mais local de paragem turística com a dotação do Museu do Concelho de Felgueiras, quando tal se tornar realidade. Enquanto isso, a época de veraneio vai decorrendo em modos de vivências particulares, entremeando com algumas ocorrências populares. Como foi ainda por estes dias perante as provas desportivas de Natação e Atletismo que tiveram lugar em Felgueiras. Como será proximamente com o ciclismo nos inícios de agosto, diante de mais uma etapa da Volta a Portugal em bicicleta.

Volta a Portugal que é um acontecimento de grande atração popular desde há muitíssimos anos, a pontos de nem ser necessário muito para descrever o seu significado, bastando referir a prova como “A Volta” e fica tudo dito.

Na proximidade desse grande acontecimento, recordamos aqui algumas das anteriores passagens da “Volta" por Felgueiras, mediante o que ficou registado, ao longo dos anos, nas diversas séries do Boletim Municipal da Câmara de Felgueiras.  

Assim sendo, desta feita relembra-se a ligação de Felgueiras à “Grandíssima Volta” que esteve e saiu de Felgueiras em 2018 a 11 de agosto. Como foi depois anotado no Boletim “Atualidade” Municipal de dezembro seguinte.



Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))