Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Evocação do amigo e Longrino de afeição sr. José Gomes – um histórico Secretário da Junta de Freguesia de Rande

A 22 de fevereiro de 1987 faleceu o senhor Gomes da Junta, como foi conhecido em seus últimos tempos o bom amigo sr. José Lopes da Silva Gomes, falecido como Secretário da Junta de Freguesia de Rande, cargo que exercia então desde 1983.

O senhor Gomes foi mesmo um bom amigo e ótimo conterrâneo. Tendo, além de outras facetas, sido um bairrista acérrimo da Longra, terra a que se afeiçoou, ele que veio do Porto para Felgueiras, fixando-se então como escriturário na Metalúrgica da Longra. Em cuja área geográfica até, por fim, passou a residir, na então povoação da Longra, no ao tempo Lugar de Cimalhas, também conhecido à época por Alto da Longra (muito antes dos nomes de ruas e da Longra passar a vila, muitos anos depois).

De permeio, nas ligações pessoais e conterrâneas, ficaram recordações bem marcantes. Havendo entretanto o sr. Gomes feito parte duma lista eleitoral junto com este seu amigo, que aqui o recorda.  

Lista essa que, após vitória nas eleições autárquicas de 1982, ficou a constituir maioritariamente a Junta e a Assembleia de Freguesia de Rande. Em cujos órgãos autárquicos o autor destas lembranças ficou como Secretário da Junta e o sr. Gomes como Presidente da Assembleia. Mas como depois, passado pouco tempo, o autor pediu escusa e substituição dessas funções, houve troca de lugares através de prévia combinação entre os dois. Porque (hoje pode dizer-se a verdade, estando vivos ainda muitos dos que foram testemunhas desses atos), apesar de na época terem sido inventadas outras razões como pró-forma, então ter acontecido motivo para isso, por logo no primeiro plano de obras e orçamento não ter sido apresentado pelo presidente da Junta nada do que prometera ao secretário, quanto ao que ficara delineado durante a constituição da lista e seguinte campanha eleitoral… 

Dessa substituição, como prova, ficou na posse do autor uma cópia respetiva.

Depois então o sr. Gomes desempenhou o lugar de Secretário em modo totalmente devotado. Ficando como um dos carismáticos Secretários da Junta – como o recordei e consta no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997 (10 anos depois do falecimento do sr. Gomes).

Do sr Gomes, entretanto, perdura também boa lembrança de ter sido senhor duma caligrafia atraente, no dizer popular uma letra muito bonita – como ainda se pode rever em documentação da época.

Anos passados, aquando da constituição da primeira comissão para atribuição de nomes às ruas da freguesia de Rande, na qual o autor destas linhas também esteve incluído, ficou decidido atribuir o nome do senhor José Gomes a uma das ruas da Longra, como homenagem pela sua dedicação à localidade e às causas da freguesia. Algo que depois não aconteceu, quando foram oficialmente atribuídos os nomes que ficaram a denominar as ruas, porque houve outra ideia na seguinte e definitiva segunda comissão (constituída por elementos da Junta e Assembleia desse tempo, e por membros nomeados pela Câmara Municipal, incluindo um antigo vereador municipal natural da Longra), sendo alterado esse projeto e colocados outros nomes, na maioria dos casos.

De todo o modo o senhor José Lopes da Silva Gomes nunca será esquecido aqui por este seu amigo, nem pela história da Longra e de Rande. Porque quem o que é nosso adora, nossa boca adoça.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))