Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

FC Felgueiras na Seleção Regional do Vale do Sousa em Setembro de 1935


Foi em setembro, corria o ano de 1935, já com o futebol implantado na região entre margens dos cursos do rio Sousa, e no país havendo inclusive a realização do Campeonato Nacional maior, que teve lugar um jogo entre uma Seleção Regional do Vale do Sousa com o Campeão Nacional FC Porto. Havendo também o FC Felgueiras, ainda de existência recente (pois que havia sido fundado em 1932 como é sabido) estado ali representado com dois jogadores, o seu capitão e fundador Verdial Moura, conhecido popularmente por Abílio (por ser filho de Abílio Moura), e também pelo seu colega Jacinto, que acabou por ser o autor do único golo da seleção regional contra os golos do Campeão Nacional. E por conseguinte sendo daquele jogador felgueirense o único golo nessa tarde marcado ao guarda-redes da Seleção Nacional Soares dos Reis. 


Esse jogo, a 8 de setembro de 1935, um domingo, aconteceu na inauguração do campo de jogos do Lagoense, equipa ao tempo existente em Lagoas, no concelho de Lousada. Daí que pela proximidade com Penafiel, donde era natural o guarda-redes titular da equipa portista, Manuel Soares dos Reis, tenha ajudado a essa realização. 


A Seleção sousã foi formada com atletas do FC Lagoense, Lousada FC, FC Felgueiras, Lixa, Amarante, SC Penafiel, União de Paredes, SC Pacense (Paços de Ferreira) e Onze Unidos de Freamunde. Como se vê pelos nomes das equipas, ainda não existiam alguns clubes atuais dos concelhos vizinhos, mas seus antecessores.


Pelos jornais da época, nomeadamente por notícias do Jornal de Lousada de 1935 e 1936 sabe-se de tal ocorrência ao pormenor. Dos quais se juntam recortes, como exemplo, a juntar a um esclarecedor texto que faz parte dum dos capítulos do volumoso livro “UMA HISTÓRIA DO DESPORTO EM LOUSADA”, da autoria do historiador Professor Luís Ângelo Fernandes. 


Complementando-se ainda mais o tema com recortes do arquivo pessoal do próprio guarda-redes campeão e internacional do FC Porto, Soares dos Reis (por amável envio ao autor, através de seu sobrinho sr. Neca Soares dos Reis). Sendo de anotar que, pela proximidade das localidades, houve confusão na notícia do jornal O Norte Despostivo da época, atrubuindo Lagoas à área de Penafiel (sabendo-se que é da freguesia de Nevogilde, do concelho de Lousada), sita nas extremas com os concelhos de Penafiel e Paredes.


O caso dessa notícia d’ O Norte Desportivo ter ficado incompleta e remeter para a edição seguinte tem explicação porque esse jornal desportivo portuense era publicado aos domingos ao final da tarde, com notícias de última hora e relatos de jogos do fim-de-semana em questão, desenvolvendo melhor tudo depois na edição que saía a meio da semana, às quintas-feiras. Enquanto as crónicas da imprensa regional naturalmente puxavam algumas dicas ao interesse local.

Esteve pois Felgueiras, assim, num importante momento da região, através de dois jogadores do FC Felgueiras e também um do Lixa. Nessa ocorrência em que uma localidade fora das cabeças dos concelhos foi ponto de encontro. Numa tal tarde domingueira do mês de setembro do distante ano de 1935. Algo que nesta época das vindimas se colhe como cacho de curiosidades de interesse à memória coletiva. 

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))