Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 29 de agosto de 2021

Recordações das primeiras grandes provas desportivas decorridas em Felgueiras na era moderna-contemporânea

Embora até determinado tempo, no século XX Felgueiras não tenha sido terra de grandes ocorrências em provas desportivas de cariz nacional e internacional, ainda foi tendo alguma coisa, por assim dizer. Com algo de relevância, desde provas de ciclismo com percurso histórico, como foi o caso em 1928 da prova de ciclismo Porto-Felgueiras-Porto e em 1950 e 1951 com o I e II Circuito de Felgueiras, provas nesses dois anos englobadas no programa da Feira de Maio e que contaram com a participação de ciclistas dos grandes clubes nacionais. Até que já depois da metade dos anos 80 voltou a haver acontecimentos desportivos de impacto, tal o caso de em 1986 se ter disputado na sede concelhia de Felgueiras o Campeonato Nacional de Corta-Mato em atletismo feminino e um jogo de futebol de seleções nacionais do 4.º Torneio Internacional de juniores, sob a égide da Associação de Futebol do Porto e da Federação Portuguesa de Futebol (com as seleções juniores de Portugal, Bélgica e Holanda, além de ter estado anunciada a Argélia, que não participou depois).

Provas essas que, como tal, foram então já as primeiras da memória de tempos da era moderna e contemporânea, pelo menos na memória do autor, quão ficaram também guardadas em recordações físicas através de revistas preservadas no arquivo pessoal.

Ora, agora já Felgueiras tem sido meta de partidas e chegadas da Volta a Portugal em bicicleta e local de provas de atletismo de diversos níveis, ao longo de anos menos distantes e mesmo mais recentes. Como ainda este verão ocorreu com mais uma presença no itinerário da Grandíssima Volta a Portugal de ciclismo, que no passado dia 12 de agosto teve o início da 7ª Etapa da 82.ª Volta a Portugal; e vai acontecer a 4 de setembro com a disputa na cidade de Felgueiras do Campeonato Nacional de Estrada / 2021 de atletismo.

Com efeito, além das modalidades de corrida, a pé e em bicicleta, também no futebol Felgueiras acolheu já jogos internacionais de futebol, o primeiro dos quais foi em seleções juniores do Torneio em apreço, no qual Portugal venceu a Bélgica por 2-0. Em cujo torneio, além desse jogo disputado no Estádio Dr. Machado de Matos, uma das taças em disputa teve o nome de Taça Câmara Municipal de Felgueiras e o galardão para o melhor guarda-redes teve o nome de Troféu Futebol Clube de Felgueiras.  

Assim, além disso, quando está no horizonte o facto de Felgueiras ser palco, pela primeira vez na sua história, de um Campeonato Nacional de Estrada de Atletismo (organizado pela Associação de Atletismo do Porto e Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio do Município de Felgueiras), onde os melhores atletas nacionais vão percorrer 10 km pelas principais ruas da cidade… apraz recordar a primeira vez que Felgueiras foi cenário de um outro Campeonato Nacional de Atletismo, no caso de Corta-mato, corrido nos terrenos da zona desportiva de Felgueiras – em que venceu Aurora Cunha, do FC Porto, seguida por Albertina Machado, do Braga, e Rosa Mota, do Foz, em 2ª e 3ª respetivamente, enquanto a felgueirense Leonor Costa, do Várzea, ficou em 6º lugar; e por equipas venceu o Braga no escalão sénior. Ao passo que em Juniores venceu Fernanda Ribeiro, do FC Porto, e em Juvenis Ana Oliveira, do Vitória do Porto, com o União de Várzea a vencer coletivamente em Juvenis.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))