Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Recordação: Prova de ciclismo 2.º Grande Prémio Zala de Felgueiras

A 31 de março de 1979 realizou-se o 2.º Prémio Zala em Felgueiras, numa organização da Associação de Ciclismo de Braga. Cuja segunda edição dessa prova decorreu no percurso entre Guimarães e Felgueiras, mas percorrendo diversas localidades de várias concelhos, perfazendo 110 km esse trajeto de voltas pela região. Tendo triunfado Fernando Mendes, ao tempo corredor da equipa felgueirense Zala, representativa da fábrica de calçado que existiu com o nome de tal firma. A equipa era treinada por José Ribeiro, e entre os ciclistas que compunham a equipa também se incluía Raúl de Carvalho, filho do antigo ciclista Rei da Montanha Carlos Carvalho (vencedor da Volta a Portugal em 1959); mais Américo Cardoso, Américo da Silva, Joaquim Fonseca, José Sá e José Sampaio. 

(Como curiosidades acerescidas, recorde-se que depois na Volta a Portugal de 1979 a equipa teve vitórias em 3 etapas, através de Américo Silva, Raúl Carvalho e Joaquim Fonseca. Bem como, ainda na Volta, Raúl Carvalho se classicou em 2º lugar no pódio do Prémio da Montanha, enquanto na classificação por equipas a Zala ficou no 3º lugar coletivo.)

Dessa equipa há uma imagem de conjunto do plantel, através de gravura de jornal publicada no livro “Ciclistas de Felgueiras”, que se recorda agora, embora aqui com marca pessoal, do original retirado dum jornal da coleção particular do autor.

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem)