Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Alterações na Paroquialidade de Santa Marinha da Pedreira, entre outras alterações nalgumas Paróquias da Vigararia de Felgueiras

Na área da união das freguesias da Longra (Pedreira, Rande e Sernande): O Padre Abílio Barbosa deixa de ser Pároco da Paróquia da Pedreira, passando a mesma a ter como pároco o Padre João Manuel Oliveira da Costa (da Ordem Carmelita), e como Vigário Paroquial o Pe. Sócio José Bernardo (OC, também), «observado o estabelecido no cân. 682 §1, Pároco e Vigário Paroquial de Pedreira (Stª Marinha)», respetivamente. Cuja função de Vigário Paroquial é de cooperador do Pároco.

Esse referido Cânone, no “Código de Direito Canónico”, diz textualmente (no LIV. II — Do povo de Deus”:) Cân. 682 — § l. Se se tratar de conferir a um religioso algum ofício eclesiástico na diocese, quem o nomeia é o Bispo diocesano, sob a apresentação ou ao menos com o assentimento do Superior competente.»

Desta forma, alguns dos sacerdotes que estavam como párocos há já umas dezenas de anos em suas comunidades paroquiais, são colocados noutras, na usual alternância que é normal na vida religiosa diocesana. Como no caso do Padre Abílio, que (após sua ordenação em 1983) se mantinha na Pedreira e em S. Jorge de Várzea desde janeiro de 1984, há 37 anos. E, após curta passagem também como pároco de Rande e Sernande de 1990 a 2000, e ainda também em S. Cipriano da Refontoura algum tempo, acumulou depois com Pedreira e Várzea a grande paróquia de Santa Maria de Airães, a partir de 2008.

= O Padre Abílio junto ao autor deste blogue e do livro que então estava a ser apresentado publicamente – na sessão do livro sobre S. Jorge de Várzea, edição da mesma paróquia, em 2006.

~~~ *** ~~~

A notícia chegou por via da página de facebook do jornal Voz Portucalense:

«O bispo do Porto publica nomeações neste mês de setembro sublinhando que “são de valorizar as Unidades Pastorais que conjugam uma certa identidade sociocultural das populações”.

No seu zelo pastoral, os Párocos são os primeiros a dar-se conta da necessidade da redistribuição de funções canónicas em benefício dos fiéis, “para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10). Nas atuais circunstâncias, são de valorizar as Unidades Pastorais que conjugam uma certa identidade sociocultural das populações a servir com as disponibilidades dos Pastores já presentes nessa zona.

Assim, depois de longa reflexão com os sacerdotes, obtido o assentimento da Ordem do Carmo em Portugal e escutado o Conselho Episcopal, hei por bem proceder às seguintes nomeações para o bem do povo de Deus...»

Enquanto, de seguida também pela página do Semanário de Felgueiras, chegou comprovação, a confirmar o que andava no ar, entre as populações da região:

«O Bispo do Porto procedeu a diversas alterações nas Paróquias da Vigararia de Felgueiras.

O assunto vinha a ser falado entre paroquianos e agora foi confirmado com o comunicado oficial da Diocese, emitido esta quinta-feira à tarde.

Assim, o Padre Abílio Barbosa passa a ser o Pároco de Borba de Godim, Vila Cova da Lixa e Macieira da Lixa.

O Padre Joaquim Carneiro, que estava há 21 anos na Lixa, passa a ser o Pároco de Várzea e Varziela.

Já o Padre André Ferreira deixa a Paróquias de Macieira da Lixa para orientar as de Airães e Vila Verde, mantendo os múnus anteriores.

Na Pedreira, o Padre João Costa assume a Paróquia, rendendo o Padre Abílio Barbosa. Nesta Paróquia, o Padre Sócio José Bernardo foi nomeado Vigário Paroquial.

Mas há mais alterações. O Padre Carlos Felgueiras foi nomeado Pároco de Pinheiro e o Padre Mário Abel Duarte, passa a ser Pároco de Vila Verde, Moure e Refontoura, tarefas que acumula com a missão de Vigário Paroquial de Airães.

O Padre Francisco Rodrigues deixa Varziela e continua a orientar a Paróquia de Unhão.

Em Margaride, Torrados, Sousa, Vizela S. Jorge, Vila Fria, Lagares, Revinhade, Idães, Sernande, Rande, Friande, Caramos e Jugueiros, não há alterações.»

= O Padre Abílio Barbosa numa celebração de alguns membros do clero felgueirense na igreja nova da Lixa com o ao tempo bispo diocesano D. Armindo Lopes Coelho. Estando o Padre Abílio ao lado do seu antecessor na Lixa.

«Eis as alterações:

Vigararia de Felgueiras

Pe. Abílio António Leal Coelho Barbosa, Pároco de Borba de Godim (S. Miguel), Macieira da Lixa (Stª Leocádia) e Vila Cova da Lixa (S. Salvador), sendo dispensado dos múnus anteriores.

Pe. André Daniel Leite Ferreira, Pároco de Airães (Nª Senhora) e Vila Verde (S. Mamede), dispensado do múnus de Pároco de Macieira da Lixa (Stª Leocádia) e Pinheiro (S. Tiago), mantendo os restantes múnus.

Pe. Carlos Armindo Oliveira Felgueiras, Pároco de Pinheiro (S. Tiago), mantendo os restantes múnus.

Pe. Francisco José Rodrigues (OC), observado o estabelecido no cân. 682 §2, dispensado do múnus de Pároco de Varziela (S. Miguel), mantendo os restantes múnus.

Pe. Francisco Sabino Duarte (CM), observado o estabelecido no cân. 682 §2, dispensado do múnus de Vigário Paroquial de Varziela (S. Miguel), mantendo os restantes múnus.

Pe. João Manuel Oliveira da Costa (OC), observado o estabelecido no cân. 682 §1, Pároco de Pedreira (Stª Marinha).

Pe. Joaquim Pinto Carneiro da Costa, Pároco de Várzea (S. Jorge) e Varziela (S. Miguel), sendo dispensado dos múnus anteriores.

Pe. Mário Abel da Costa Duarte, Vigário Paroquial de Airães (Nª Senhora), Moure (Divino Salvador), Refontoura (S. Cipriano) e Vila Verde (S. Mamede).

Pe. Sócio José Bernardo (OC), observado o estabelecido no cân. 682 §1, Vigário Paroquial de Pedreira (Stª Marinha). »

~~~ *** ~~~

Mantém-se então em S. Tiago de Rande e S. João de Sernande (além de Santa Maria de Idães) o Padre Manuel Joaquim Costa Ferreira.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))