Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 13 de maio de 2013

F C Felgueiras na 2ª Nacional de Seniores...!

 

Felgueiras está de novo no mapa do futebol nacional, graças à subida do F C Felgueiras à nova 2ª Divisão Nacional, agora chamada Campeonato Nacional de Seniores, faltando apenas, por ora, saber se o clube felgueirense mantém até ao fim o atual 1º lugar e assim conquista o título de Campeão da respetiva série nacional da presente época. 

O assinalável feito começa já a repor alguma da anterior visibilidade futebolística da nossa terra, como se nota por uma entrevista que roda na internet, por estes dias, acompanhada por um texto alusivo. 

Desse naco de prosa, merece atenção o essencial da dita transmissão, embora, no caso, com uma correção a ter em conta, que é de que não está prestes a subir, mas sim já ter acontecido a subida de divisão – restando então assegurar o título de Campeão.

   

Eis, aqui, tal interessante artigo de promoção a Felgueiras e dignificação felgueirense: 

«Futebol de lés a lés: Futebol Clube de Felgueiras 1932 

O Felgueiras 1932, equipa formada em 2006, está prestes a carimbar a subida de divisão. Desta forma a equipa representativa da terra situada na parte superior do Vale do Sousa pode assegurar um lugar no futuro campeonato nacional, como nos conta o jornalista Mário Aleixo na edição desta semana de Futebol de Lés a Lés. 
A equipa felgueirense volta a colocar a cidade do distrito do Porto em plano de destaque no mapa do desporto-rei nacional e o treinador Ricardo Soares confirmou que desde o início da época a subida de divisão era um objetivo do grupo. 
A subida de divisão será como confessou o técnico “motivo de grande festa para os adeptos que estão sempre presentes e adoram futebol”. 
Questionado sobre as dificuldades encontradas ao longo da época Ricardo Soares recordou que “a equipa lutou numa série muito competitiva onde há excelentes equipas com enorme estabilidade na 3.ª divisão. O Felgueiras manteve o plantel da época anterior com 80 por cento de jogadores da terra e sabíamos que íamos encontrar muitas dificuldades”. 
Felgueiras terra por onde já passou gente graúda do futebol português como Jorge Jesus e Sérgio Conceição.» Cada um a seu modo, diremos, tal é da história…

 

Ora, estivemos presentes este domingo no jogo que poderia ter já decidido a atribuição do título. Contudo, depois de na 1ª Volta desta última e decisiva fase o Felgueiras ter vencido no campo do opositor mais direto, ontem acabou com um nulo no marcador o jogo da 2ª Volta entre os mesmos contendores, mantendo o F C Felgueiras o 1º lugar, com 1 ponto de avanço, mas sem ficar ainda definidas ao certo as posições. Continuando a haver campeonato até ao fim...

Desse jogo importante, em que o FC Felgueiras 1932 empatou na receção à AD Oliveirense (0-0), guardamos o respetivo bilhete de ingresso. Tal como de outras vezes anteriores temos outros de idêntico simbolismo. Dos quais e tais objetos, de valor estimativo e outras recordações, podemos mostrar aqui algo, por entre estas frases – no intuito de puxar pelo Felgueirismo conterrâneo. 


 

Em tudo e sempre: Felgueiras honremos, que Felgueiras nos contempla! 

Armando Pinto 

»»» Clicar sobre as imagens, para ampliar «««