Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 21 de novembro de 2017

20.º Aniversário da apresentação pública do "MEMORIAL HISTÓRICO DE RANDE E ALFOZES DE FELGUEIRAS"


Como quem guarda uma recordação, numa foto trazida num bolso de dentro bem junto ao peito, na carteira ou porta-documentos para se não estragar, também guardo na imagem do tempo a materialização de algo que batalhou cá dentro longo tempo, e por fim chegada à luz da realidade num dia de Novembro de há 20 anos. Havendo sido então, a 21 de Novembro de 1997, que foi publicamente apresentado o livro da história da região sul do concelho de Felgueiras e dos antigos Alfozes de Felgueiras, as circunscrições administrativas de tempos remotos da nossa Felgaridade.

Assim sendo, faz neste dia 21 de novembro de 2017 a conta de 20 anos que foi publicado esse volume, há muito esgotado, e que custou a conseguir publicar, depois de longos anos de preparação e escrita (primeiro manuscrita, como era mais usual ao tempo, e depois já texto datilografado), acrescida falta de viabilidade publicista, à míngua de apoios oficiais de quem de direito, ao tempo… sabendo-se que era livro de edição cara, muito onerosa.  Até que por meio de patrocínio do Semanário de Felgueiras, graças ao sentimento felgueirense e felgueirista do Dr. Manuel Faria, foi tornado possível ser realidade.

Já colaborava então com algumas notícias e sobretudo crónicas no jornal mais regular de Felgueiras. E continuei, permanecendo na equipa, através de artigos, normalmente sobre temas da memória felgueirense. É uma honra ser colaborador do jornal Semanário de Felgueiras há já 21 anos (feitos entretanto, também).

Antes e depois, da edição desse meu livro maior, houve autores de fora da terra e não só que tiveram incentivos e apoios de diferentes executivos da Câmara Municipal de Felgueiras. Mas isso é outra história. Cá por nós continuamos a trabalhar a memorização, procurando historiar o que merece ser preservado na memória coletiva.

Passados estes anos, com a paz de espírito que a realização desse anseio possibilitou há já 20 anos, registamos o facto, que jamais será esquecido. Assim como não é por qualquer distração que aqui aparecem os nomes do mesmo mês de forma diferente, escrevedo o mês como se escrevia então em finais do século XX e se escreve atualmente no século XXI.

A História também tem sua história.

= Reportagem da sesessão de lançamento, no "Semanário de Felgueiras" da semana seguinte.

Reportagem no "Jornal de Barrosas"

= Entrevista n´ "O Sovela"

Armando Pinto
((( Clicar sobre a imagem, para ampliar )))