Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 30 de março de 2021

88.º Aniversário do Padre Vítor Arantes de Oleiros, meu 1º Diretor!

 

Nesta data perfaz 88 anos o Padre Vítor de Oleiros, como era conhecido nos meus tempos de criança ainda, conforme o nome com que ele professara pelos cânones antigos, o Padre Vítor Arantes. Tendo sido o meu 1º diretor, quando entrei nos Capuchinhos, em Gondomar, nos arredores do Porto, tinha eu 11 anos e até ali nunca soubera o que era um diretor. Tendo no ato de admissão, no verão de 1965, me sido entregue, a mim e a meu pai que me acompanhava, uma lista com o enxoval para levar quando desse entrada nesse estabelecimento de formação, como aconteceu no final de setembro seguinte. Algo que ainda guardo e agora aqui partilho, como recordação desses primeiros tempos em que conheci e convivi com o simpático Padre Vítor, que foi então o diretor do meu 1º ano e único ano em que nos encontramos, no ano letivo de 1965/1966. Juntando aqui também parte dum outro documento, apenas para rever a assinatura dele nesses tempos.

Ao tempo via-o com meus olhos de criança, com seu sorriso penetrante, como pessoa que me parecia de longa vida. Vejo agora que nesses tempos em que o conheci tinha ele coisa de trinta e poucos anos. Continuando a recordá-lo com essa imagem que se perde nos confins da memória, embora comparando naturalmente às fotografias que se vislumbram na atualidade

Com um abraço de felicitações pela longevidade que mantém e vitalidade que dá aspeto de nutrir, aqui lhe remeto um abraço de parabéns, com esta mensagem que lhe deve dizer alguma coisa.

Abraço amigo de Parabéns, Padre Frei Vitor Arantes da Silva!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))