Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

FALECEU O PADRE MIGUEL ANTÓNIO PINTO


Faleceu o Reverendo Padre Miguel Pinto, o popular “Padre Miguel Barroquinho”, como era carinhosamente conhecido (derivado a conhecimento familiar do lugar de origem de sua família), que há anos vivia em sua propriedade tradicionalmente conhecida por Ferreiras, na freguesia e paróquia de Rande, concelho de Felgueiras. Partindo assim deste mundo a alma desse sacerdote que, após aposentação de anterior serviço paroquial na ilha da Madeira, se fixou em S. Tiago de Rande na quintazinha das Ferreiras, que preservou de sua família, no antigo lugar e atual Rua de Casal Côvo, em Rande - Felgueiras, Distrito e Diocese do Porto.

O senhor Padre Miguel, simpático habitante de Rande, contando 88 anos de vida, estava na agenda literária do autor destas linhas para um artigo histórico-biográfico, destinado a poder ser publicado na habitual coluna jornalística de assinatura pessoal no Semanário de Felgueiras, tendo ficado a aguardar oportunidade até à chegada dos seus 90 anos, conforme estava combinado com alguém de suas relações, o que afinal já não acontecerá em vida, derivado ao falecimento. 

Diante da ocorrência, registamos como homenagem ao venerando sacerdote, que bem conhecemos, uma descrição alusiva contendo dados biográficos, conforme divulgação da página informática da Diocese do Funchal:

« FALECEU O PADRE MIGUEL ANTÓNIO PINTO

O Padre MIGUEL ANTÓNIO PINTO, sacerdote diocesano da Diocese do Funchal, faleceu ontem, dia 03 de agosto, durante a noite, no hospital, na Diocese do Porto. Tinha 88 anos de idade, e era natural da Freguesia de Aveleda, concelho de Lousada, Distrito do Porto. Nasceu no dia 17 de março de 1929, era filho de Joaquim Pinto e de Maria de Jesus. Foi baptizado no dia 25 de março de 1929 e confirmado a 20 de fevereiro de 1948. Depois do percurso formativo na Congregação da Missão - Sacerdotes Vicentinos, em Felgueiras, foi ordenado diácono a 10 de outubro de 1954 e Sacerdote no dia 20 de março de 1955.

Na Congregação da Missão desempenhou o seu ministério como professor no Seminário Maior, em Felgueiras e fez ainda uma experiência de serviço pastoral junto da emigração portuguesa.

Em 1967 pediu a incardinação na Diocese do Funchal, que ocorreu a 26 de março de 1968, desempenhando o seu ministério nas seguintes comunidades:

- Cura da Paróquia de Fátima: de outubro de 1968 a fevereiro de 1969.
- Pároco de Água de Pena: de fevereiro de 1969 a Outubro de 1970.
- Cura da Paróquia de Machico: de outubro de 1970 a janeiro de 1981.
- Pároco de São Jorge e Ilha: de janeiro de 1981 a outubro de 1982.
- Pároco do Arco de São Jorge: de outubro de 1982 a outubro de 1987.
- Pároco dos Prazeres: de outubro de 1987 a outubro de 1990.
- Pároco da Raposeira: de outubro de 1987 a outubro de 1990.
- Pároco do Estreito da Calheta e Jardim do Mar: de outubro de 1988 a outubro de 1990.

- No ano de 1990 assumiu como pároco as comunidades dos Canhas e Carvalhal onde permaneceu até o ano 2000, de onde, na sequência de um AVC, saiu para Felgueiras para prosseguir tratamento clinico, onde permaneceu até ao dia do seu falecimento.

O seu funeral realizar-se-á amanhã, na Igreja da Paróquia de Rande, Felgueiras, Diocese do Porto, pelas 18h30, presidido por sua Ex.cia Rev.ma D. António Taipa, Bispo Auxiliar do Porto.

Que Jesus Cristo, Bom Pastor e Rosto da Misericórdia, o receba na Sua Paz!

04 de agosto de 2017 »


((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))
AP