Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Resquícios documentais e lembranças de arquivo dos trabalhos do livro “MEMORIAL HISTÓRICO DE RANDE E ALFOZES DE FELGUEIRAS” (1997)

Já se passaram 25 anos. Desde a certeza da publicação do livro “MEMORIAL HISTÓRICO DE RANDE E ALFOZES DE FELGUEIRAS”. Tendo sido publicado e apresentado publicamente em novembro de 1997, foi antes, em fevereiro desse ano, que ficou definida a possibilidade de publicação. Após largos anos de espera, primeiro por o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Felgueiras, por via da então Vereadora Dr.ª Fátima Felgueiras, ter dado esperanças e por fim se ter negado a patrocinar a respetiva publicação; e depois por uma editora que se comprometera com o autor, entretanto, haver falido e assim inviabilizado o desiderato correspondente. Até que o Dr. Manuel Faria, diretor e proprietário do Semanário de Felgueiras, possibilitou a publicação, através de patrocínio do jornal (com o qual o autor ficara a ser colaborador tempos antes, em finais de 1996).

Pois, então, pouco antes do Carnaval de 1997 (que nesse ano foi a 22 de fevereiro), quando estava em marcha a organização do Corso da Longra, em que o autor estava envolvido como presidente da Associação Casa do Povo da Longra, e andavam já no ar as movimentações tendentes ao período eleitoral que se seguiria daí a meses, para as "Autárquicas/97", foi que houve contactos com o fim em vista. Tendo então, em fevereiro de 1997, ficado definida a publicação da referida obra, graças ao empenho bairrista do autor e compreensão altruísta do Dr. Manuel Faria. Algo que jamais se poderá esquecer.

Nesta oportunidade, embora ainda falte uns bons meses para as bodas de prata da publicação, recorda-se o facto importante da nascença da mesma edição. Dando-se uma ideia de quanto deu que fazer esse trabalho, como se pode ver pelo que restou de rascunhos, páginas datilografadas, ordenação, arquivo de fotos e correspondência, por exemplo, do que resta em pastas de recordação, entre material guardado.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))