Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 28 de março de 2014

Evocação à memória do Dr. Machado de Matos, carismático presidente do Município Felgueirense


Passa esta sexta-feira a conta de vinte e cinco anos desde o falecimento do Dr. Machado de Matos, o primeiro presidente da Câmara Municipal eleito no concelho de Felgueiras. Permanecendo pelos anos fora como figura de grande respeito e admiração.


Ainda hoje é reconhecido o contributo que José Maria Machado de Matos deu à região, primeiro como opositor ao regime anterior ao 25 de Abril e mais tarde como autarca. Sempre numa conduta a favor da liberdade. Após o 25 de Abril de 1974, Machado de Matos foi nomeado, em 1975, presidente da primeira comissão administrativa do município felgariano, acabando depois por ser eleito em 1976 presidente efetivo e mais tarde reeleito, para a presidência da câmara em listas do Partido Socialista. Havendo permanecido como presidente da câmara até 1985, quando foi eleito presidente da Assembleia Municipal, também pelo PS.

Machado de Matos morreu aos 73 anos de idade, de forma inesperada, na segunda-feira de Páscoa de 1989, vítima de enfarte.

Recordando esse personagem incontornável da história local, referiu-lhe assim o Semanário de Felgueiras, em seu número mais recente: «Com um estilo muito peculiar de estar na vida e na política, participou nas principais instituições de Felgueiras, desde o extinto Futebol Clube de Felgueiras à Santa Casa da Misericórdia, passando pelos Bombeiros Voluntários, dando um importante contributo para o engrandecimento das instituições e do concelho. Advogado de profissão foi sempre o elemento pacificador, o elo da concórdia da família dos bombeiros, formando direções, congregando boas vontades, colaborando na recolha de fundos, dedicando-se às instituições. Desempenhou o cargo de Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Felgueiras entre 1975 e finais de 1976, sendo eleito Presidente para dois mandatos consecutivos em 1976 e 1979. Era considerado um orador brilhante. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras de 1986 a 1988. Morreu a 28 de Março de 1989, desempenhando à data o cargo de Presidente da Assembleia Municipal de Felgueiras.»

Na cidade de Felgueiras, foi já há muito tempo atribuído o nome de Machado de Matos ao antigo campo de futebol do F C Felgueiras, como reconhecimento pelo seu aturado trabalho em prol do histórico clube azul-grená, mantendo-se depois o nome, muito justamente, quando o mesmo recinto foi transformado em estádio, atualmente municipal. Mais tarde foi ainda o nome do Dr. Machado atribuído a uma praça interior da cidade, inaugurada recentemente pelo atual presidente do município, eleito pelo PSD.


Na ocasião de sua morte, tendo o autor também se associado ao preito que o então existente jornal Notícias de Felgueiras lhe dedicou, recordamos aqui e agora essa singela mas sentida homenagem vertida em letra de forma: 


(CLICAR sobre os recortes )
Armando Pinto