Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Retrato do Sr. Teófilo Leal Faria, pintado por Francisco Estebainha !

Na sequência do trabalho de recuperação histórica sobre a memória do sr. Teófilo Faria, alguma coisa fica, felizmente. Tratando-se do tema aqui publicado no artigo anterior, neste blogue, com o texto que em tempos foi enviado para o Semanário de Felgueiras, como das muitíssimas outras vezes dentro da colaboração mantida com o jornal há muitos anos já, cuja publicação desta vez não chegou a ser…

Ora, na preparação e investigação para o artigo, como é normal, procurei informar-me melhor, além do que já sabia, com o conhecimento de outras pessoas, com conhecimentos de causa, no caso. Pessoas essas que naturalmente ficaram à espera da publicação e foram ficando admiradas com a demora e esquecimento, por fim. Mas nem tudo foi em vão, pois também consegui uma fotografia dele, através de pessoa amiga, por meio de um quadro emoldurado que existiu numa das suas instalações comerciais. E a foto, como não havia outra, serviu para outros fins ainda.

Com efeito, sabendo-se que no livro comemorativo do centenário dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras não foi publicada qualquer foto dele, do sr. Teófilo que durante cerca de nove anos foi Comandante da mesma corporação (como consta no referido volume historiador) e verificando-se que na galeria de fotografias de pessoas gradas da instituição não existe também qualquer quadro com foto sua, surgiu uma ideia num artista felgueirense, que por acaso é figura pública de grande relevo na história da mesma associação e também pintor artístico.

Eis então, com a foto que consegui para o artigo e entretanto foi aqui também publicada, que ele me solicitou em devido tempo e com muito gosto lhe enviei, o senhor Francisco Estebainha pintou um retrato do antigo Comandante dos Bombeiros de Felgueiras, sr. Alfredo Teófilo de Castro Leal de Faria, para ficar na galeria de honra dos Comandantes, no respetivo espaço nobre do quartel recentemente remodelado, cujas obras tiveram inauguração recente, após obras de ampliação.

A pintura, como o autor do quadro afirma, «foi muito difícil de efetuar, pois não sei como era a personalidade dele, e isso tem muita influência», mas acabou por ficar perfeita, através da imagem possibilitada em ressalto do que viu pela fotografia em apreço.

Este é, pois, o louvável trabalho feito por Francisco Estebainha e, como ele me diz, vai para os Bombeiros! Uma bela pintura, digna da memória desse grande bairrista felgueirense que foi o sr. Teófilo Leal de Faria.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))