Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 28 de janeiro de 2024

Lembrando… de vez em quando – recordação do antigo “Conjunto Típico Unidos da Longra”

Na sequência da anterior lembrança do Grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo da Longra, e porque ao longo dos tempos foram diversos os grupos e conjuntos, dentro do género musical, que surgiram e foram existindo na Longra, como centro de confluência cultural que tem sido, calha desta vez lembrar um dos conjuntos típicos que em tempos proliferaram pela Longra, também – o “Conjunto Típico Unidos da Longra”. Entre as diversas e variadas existências associativas ou de agremiação particular que sempre houve na região. Não como por vezes se diz que tudo o que começa acaba, pois isso é normal e acontece por todo o lado (quão ainda há tempos ocorreu que até acabou um histórico Rancho Folclórico de uma freguesia vizinha, o que era considerado melhor da região, por exemplo, e tem havido grupos de bombos também de freguesias vizinhas que começam e acabam ou se fazem substituir). Porque tudo se transforma, como também é usual dizer-se.   

Vem assim a talhe de foice lembrar esse antigo “Conjunto Típico Unidos da Longra”, que existiu entre finais dos anos 60 e princípios de 70 e como tal até está historiado no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”. Bem como outros anteriores e sucessores, por entre aturada recolha de antigos agrupamentos, quanto a esse caso de musicalidade tradicional. Lembrando este conjunto em que pontificavam Fernando Sousa, Joaquim Pinto, Alberto Ferreira, Abílio Pedro, Fernanda Veloso, Eva Mesquita, Amélia, Celeste e Joaquim Sousa.

Fica assim aqui mais uma recordação, entre factos da memória coletiva local, desta feita num caso ainda lembrado por quem é desse tempo, mas também certamente desconhecido das novas gerações.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))