Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

“Alguém” Felgueirense, da Longra, na “Visão” Brasileira…


Não, não é sobre a beldade da capa que vamos tratar, agora, em mais um dos artigos aqui desfiados, mas sim de “alguém” que nasceu em território português felgueirense e teve sucesso onde reside, no Brasil. Sim... um senhor, mais propriamente, que teve lugar no interior da mesma revista, e consideramos alguém porque não é qualquer um que tem direito e faz jus a essa posição. Tal o que se passa com o Longrino senhor António José da Costa Pereira, mais conhecido por sr. José Pereira, a que nos referimos entre os visados no louvor aqui há tempos exposto na epopeia da emigração felgueirense em demanda dum sonho do Brasil – Diáspora Luso-Fel-Brasileira”... O amigo que lá na terra em que se fixou, na cidade de Cordeiro, fundou um hotel com o nome da sua terra, o Hotel Longra, que hoje tem já duas unidades, entre linda paisagem tropical.


Ora a revista Visão, na sua edição de Julho 2013, em número dedicado à cidade de Cordeiro, por ocasião das festas famosas que anualmente se realizam nessa simpática terra da área distrital do Estado do Rio de Janeiro, homenageou o fundador do Hotel Longra, o sr. José Português, como lá é carinhosamente conhecido na região serrana fluminense. Esse que é adepto do Vasco, o clube desportivo de futebol Clube Regatas Vasco da Gama, fundado por portugueses e com nome do histórico nauta luso que desbravou novos mundos por mar. Curiosamente o clube onde foi figura maior, pelos idos anos de trinta, sensivelmente, um outro felgueirense oriundo da Longra, o sr. Alberto Baltazar Portela (benfeitor da escola primária da Longra, em cuja nossa povoação teve o campo de basquetebol com seu nome; e que no Brasil foi dirigente do seu tão prestigiado "time" da bola).


Do facto em apreço, da posição respeitável do sr. Pereira da Longra, da antiga povoação e atual vila do concelho de Felgueiras e distrito do Porto, de Portugal, bem como mentor do Hotel Longra, no Brasil, para aqui transportamos a reportagem da revista Visão que elogia e descreve tal nosso conterrâneo, tornado benemérito de Cordeiro.




Armando Pinto


»»» Clicar sobre as imagens / páginas digitalizadas - para ampliar «««