Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Grupo de Sacerdotes de Paróquias Felgueirenses em Peregrinação a Fátima


Em ano do Centenário das Aparições de Fátima e vinda do carismático Papa Francisco a Portugal para presidir no Santuário da Cova da Iria às celebrações e canonização dos dois Pastorinhos que faleceram em crianças, Francisco e Jacinta, sucedem-se as manifestações e acontecimentos que reforçam essa maravilha de fé religiosa. Entre cujas ocorrências, dentro das tradicionais peregrinações pedestres efetuadas por tanta gente em cumprimento de votos, este ano sucede também uma ida a pé por parte de alguns padres conhecidos da região concelhia de Felgueiras.


Como um facto desses, bem vistas as coisas, conforme se costuma dizer, é algo que chama a atenção pelo exemplo, registamos aqui o caso. Atendendo ao carácter que ganha a iniciativa. Acrescido da valorização do fenémeo popular do já tradicional caminho nortenho para Fátima, quão importantes são os caminhos de Fátima - na linha dos históricos Caminhos de Santiago de ligação à criação de antigas paróquias dedicadas a S. Tiago (tal como na etapa final do mais recente trajeto de Fátima, no itinerário mais a direito, como se diz popularmente, há numa terra na zona próxima à localidade do Barracão uma artéria com o nome de Rua da Longra,  por influência de peregrinos desta nossa região há já uns anos bons). 



Assim sendo, da peregrinação desse pequeno grupo de sacerdotes da Vigariaria de Felgueiras, párocos de algumas paróquias do concelho de Felgueiras, juntamos como ilustração algumas imagens (respigadas de páginas pessoais e institucionais do “facebook”, com a devida vénia), a partir da saída de frente à Sé do Porto, iniciada a peregrinação simbolicamente desde a catedral da diocese portucalense, mais algumas fases do percurso. Como mensagem de apreço e incentivo, a todos extensivamente, que conhecemos como figuras da Igreja,  e de modo particular ao sr. Padre Manuel Joaquim Ferreira, Pároco de Rande, e também de Sernande e Idães, o nosso amigo Padre Manuel de afinidade paroquial, clubística e de interessantes contactos culturais pelas ocasiões da lavra do boletim paroquial, além de tudo o mais. 


Como homenagem pessoal, junta-se algumas imagens de pagelas relacionadas com Fátima, da coleção do autor.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))