Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 13 de julho de 2020

"Remembrança" do livro ELEVAÇÃO DA LONGRA A VILA, publicado em julho de 2003


Correspondendo a diversos pedidos, sobretudo de gente nova, em virtude de há muito estar esgotado o livro sobre a "Elevação da Longra a vila", recordamos o caso da edição desse livro que na ocasião foi escrito e publicado pelo autor, tendo logo ficado esgotado na própria noite de apresentação. Contando também o facto de sua edição ter sido em número reduzido de exemplares, atendendo ao curto espaço de tempo da escrita e publicação, mais por ser edição de autor, sem ajudas de custo. Acrescendo até que na saída inicial da tipografia teve impressão de apenas 50 exemplares, número que acabou por ser alargado a 100 à última hora em vista do interesse notado. Sendo assim simplesmente de 100 o número de livros desses existentes, naturalmente, como ficou a constar na ficha técnica.

Assim sendo, esse livro ficou a historiar a inesquecível ocorrência de 1 de Julho de 2003. Cuja envolvência ficou então descrita em livro, logo apresentado publicamente no imediato dia 4, em festa comemorativa, na Casa do Povo da Longra.


Ora, por tais motivos, desse pequeno livro depressa ter esgotado, numa tiragem algo limitada devido a ter sido escrito em corrida contra o tempo - e como tal foi apresentado dias depois da elevação, na festa levada a cabo na sexta-feira imediata, ao início do fim de semana seguinte, portanto – repõe-se aqui e agora uma singela visão da respetiva edição.

Para o efeito, procurando corresponder aos desejos de pessoas interessadas, apresenta-se o respetivo conteúdo em digitalização. Quer para possibilitar reimpressão, a quem não teve possibilidade de aquisição, bem como oportunidade de leitura em moldes clássicos, através de formato em papel - apresentado também em 2003, como se recorda em visualização acima

Eis as páginas do livro em questão de apreço:


























Armando Pinto 

=== Clicar sobre as imagens para ampliar. 
 Podendo recorrer-se ainda a aumento do zoom ===


30.º Aniversário da Cidade de Felgueiras


Perfaz nesta data 30 anos desde a elevação da antiga vila de Felgueiras à categoria de cidade. Facto ocorrido a 13 de julho de 1990, quando se deu a aprovação oficial na Assembleia da República, em Lisboa. Sendo assim naquela sexta-feira aprovada a respetiva proposta apresentada, cujo texto esteve a cargo do então jovem advogado felgueirense Dr. Miguel Mota, naquele tempo com funções ao género de assessor da presidência da Câmara Municipal, na gerência do Presidente Júlio Faria, eleito em lista do PS. Havendo essa que foi a primeira proposta entrada na AR em Lisboa, para efeitos legais, sido apresentada pelo Grupo Parlamentar do PCP, seguida depois por outras de outros partidos  de teor idêntico, também (projectos de lei n.ºs 211/V (PCP), 301/V (PS) e 476/V (PRD), foi a correspondente elevação aprovada então na V LEGISLATURA, 3.ª SESSÃO LEGISLATIVA (1989-1990), em REUNIÃO PLENÁRIA DE 13 DE JULHO DE 1990, sob presidência de Vítor Pereira Crespo.

(Para MEMÓRIA: Teve interferência na apresentação da respetiva proposta o então deputado comunista Júlio Antunes, ao tempo residente em Felgueiras, cidadão de naturalidade minhota que veio para Felgueiras trabalhar na Metalúrgica da Longra. Sendo Júlio José Antunes, na época da respetiva ocorrência, deputado do PCP com funções de  um dos secretários da Assembleia, a proposta teve legalmente como primeiros signatários outros deputados do mesmo partido. Como as idênticas propostas dos restantes partidos tiveram diversos deputados proponentes, de apoio a Felgueiras)


Lei essa depois publicada em Diário da República a 10 de agosto seguinte, com assinaturas do Presidente da República Mário Soares e do 1º Ministro Aníbal Cavaco Silva..


Está pois de parabéns Felgueiras cidade e o sentimento felgueirense, na ocasião deste XXXº Aniversário da elevação da antiga vila de Felgueiras à categoria de cidade. Assim como Barrosas, já que na mesma data se comemora também a elevação a vila da antiga povoação de Barrosas (cuja aprovação em 1990 respeitou à proposta do projecto de lei n.º 456/V, apresentado na AR pelo PCP).

De tal facto, para este caso de rememoração sobre a sede do concelho, anota-se a transcrição dessa lei, como se registou também no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras, à página 98. Enquanto em ilustração cimeira se anexa imagem do cartaz oficial divulgado publicamente pela Câmara Municipal de Felgueiras.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))