Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Comemorações Jubilares Vicentinas em Felgueiras


O concelho de Felgueiras está umbilicalmente ligado à influência religiosa. Sem recuar muito no tempo, além da criação de antigos cenóbios e desenvolvimento local em torno das antigas capelas resultantes nas paróquias subsequentes, também na instrução derivada de conventos e escolas sob hábitos das ordens religiosas que por Felgueiras professaram ideais sacros. Em cujo percurso de boa moral, além de diversas outras ordens, como as irmãs Hospitaleiras e os Padres Carmelitas, por exemplo, mais naturalmente os párocos provindos do clero diocesano, se destacam os ramos da Ordem Vicentina. Sendo a Ordem da Missão desta feita a estar na ordem do dia.


Pode dizer-se que Felgueiras sem os Padres e as Irmãs da Ordem de S. Vicente de Paulo não seria a mesma coisa, quer pelo labor intelectual dos Padres Lazaristas na implementação e consolidação do carisma do santuário de Santa Quitéria, assim como por sua atividade seráfica a partir do seminário de Oleiros, em Lagares, mais no antigo grande edifício conventual de Pombeiro, até à Casa da Comunidade Vicentina do monte de Santa Quitéria, nos laços do antigo colégio de meninos, mais o outro colégio feminino e a casa das Irmãs de Caridade ali à beira. Com acrescento memorial das "Irmazinhas do Hospital do Unhão", como popularmente eram conhecidas as Irmãs de Caridade da Ordem Vicentina que estavam também no antigo convento da casa dos condes e mais tarde da Misericórdia do Unhão, inicialmente hospital e posteriormente estabelecimento de ensino. Comunidade essa que ainda recentemente saiu desse edifício, ficando desde então as mesmas Filhas de Caridade de S. Vicente de Paulo em Felgueiras somente no monte de Santa Quitéria.  


Assim sendo, é de destacar a atualidade jubilar na presença Vicentina entre nós, de forma marcante em localização carismática felgueirense. Estando a Comunidade dos Padres Vicentinos de Santa Quitéria, no caso, a assinalar a passagem de 150 anos de sua presença no monte felgueirense das maravilhas. Num programa entretanto divulgado e a que correspondeu a população, dentro dos parâmetros normais do povo felgueirense. Tendo decorrido no sábado uma conferência atrativa e muito concorrida, na Casa das Artes da cidade de Felgueiras...


... e no domingo no alto do monte da Santa uma eucaristia solene de invocação à memória relacionada e de seguida a abertura duma exposição sobre os 150 anos da presença do Carisma Vicentino em Santa Quitéria e a inauguração de um mural com os nomes dos estudantes do antigo Colégio de santa Quitéria.


Desses factos, para já, juntamos algumas imagens da exposição entretanto inaugurada e colocada à disposição pública na Casa de Apoio ao Peregrino, também popularmente chamada sala de exposições, ao lado do santuário. Realçando tal realidade como homenagem de apreço, no sentido da mística felgariana.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Nenhum comentário:

Postar um comentário