Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 25 de julho de 2023

Rande acolhe Jovens Peregrinos da Jornada Mundial da Juventude/2023

A Paróquia de S. Tiago de Rande, através de grupos de dinamização paroquial e apoio da Junta de Freguesia da atual união das freguesias, aderiu ao acolhimento de jovens oriundos de outros países que vêm a Portugal com destino à Jornada Mundial da Juventude, que este ano tem lugar na capital política e religiosa do país, Lisboa, como epicentro, para a Jornada Portuguesa da Juventude a partir do dia 1 e receção ao Papa Francisco de 2 a 6 de Agosto, neste quente verão de 2023.

A Jornada Mundial da Juventude é um evento religioso instituído pelo Papa João Paulo II em 20 de dezembro de 1985, que reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens. Com duração de cerca de uma semana, promovendo eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Sendo que, depois de outros anteriores Encontros das JMJ por variados países, desta vez acontece em Portugal, com palcos e altares em Lisboa, embora também de passagem episódica por Fátima.

Assim sendo, sabendo-se que o concelho de Felgueiras recebe muitos desses peregrinos, sobretudo para acolhimento no Encontro Internacional de Jovens Vicentinos que decorre de 29 a 31 de julho no concelho, especialmente na cidade e no alto do monte de Santa Quitéria, antecipando o culminar da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, também a freguesia e Paróquia de Rande aderiu, fazendo sua parte, ao receber alguns desses jovens, no caso um grupo de algumas raparigas e um rapaz de duas nacionalidades. Ora, a jornada em Rande já começou, com a particularidade de ser precisamente em ocasião especial, a 25 de julho, no próprio Dia de S. Tiago, do nosso Padroeiro São Tiago Maior, o Apóstolo da Península Ibérica e primeiro mártir dos Apóstolos de Cristo. Sendo assim recebidos em S. Tiago de Rande, onde vão viver por estes dias, jovens da Nicarágua e do Brasil. Chegando logo pela manhâ as três primeiras moças. 

As primeiros a chegar entretanto foram as jovens da Nicarágua. Sejam Bienvenidos! 


~~~ ***** ~~~ 

Esperando-se de seguida a representação dos irmãos Brasileiros, de duas raparigas e um rapaz.

~~~ ***** ~~~ 

De tarde chegaram as jovens e o jovem do Brasil, juntando-se com as Nicaraguenses, mais acompanhantes portugueses de Rande-Felgueiras. Tendo toda essa juventude estado presente à noite nas cerimónias litúrgicas do dia do Orago da paróquia, na igreja de Rande. E inclusive três das raparigas incorporaram como figurantes bíblicas a Procissão Paroquial, em honra do Padroeiro S. Tiago. 

Como testemunho e registo memorial de tudo isso, por fim o grupo de jovens recebidos em Rande posaram para fotos de recordação, junto com o pároco e representantes do acolhimento.


*****
Estada em Rande dos jovens para a Jornada Europeia da Juventude, durante os dias seguintes: 
- Imagens de memorização entre momentos significativos na Paróquia de S. Tiago de Rande, com responsáveis do acolhimento; e na cidade de Felgueiras - pose do grupo com representantes da Câmara Municipal de Felgueiras e da Paróquia de Rande - durante a festa municipal alusiva à receção aos jovens das muitas nações que demandaram terras felgueirenses, antes de seguirem viagem para Lisboa.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))