Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 17 de dezembro de 2022

Efeméride e 28.º Aniversário da Estreia do Rancho da Casa do Povo da Longra, na Festa de Natal de 1994!

Longra, sábado 17-12-1994 / 2022 – Aniversário da 1.ª Apresentação pública do Rancho da Casa do Povo da Longra, então chamado ainda Infantil e passado tempo depois já Infantil e Juvenil. De cujo dia da estreia reporta o quadro de recordação pessoal, guardado em espaço particular.

Foi num sábado, dia da realização da Festa Natalícia da Associação Casa do Povo da Longra, realizada no salão de espetáculos da Casa, em que, de parceria com a Junta de Freguesia de Rande, foi organizada essa tarde festiva que entrou pela noite dentro, com a estreia do então novo Rancho Folclórico a ser prato forte do programa, além da entrega de prendas no final às crianças da região

Efeméride esta que se lembra, com curiosidade acrescida: Tal como em 1994, também sábado agora em 2022, na passagem do 28.º aniversário dessa bela ocorrência. 

Foi isso então já há 28 anos, embora pareça que o tempo passou depressa… Quão nesse sábado 17 de dezembro de 1994 pela primeira vez atuou diante de público o então recém-formado Rancho Infantil da Casa do Povo da Longra – como se chamou inicialmente esse grupo primeiro criado após a revitalização da mesma instituição (cuja casa estivera praticamente sem atividade cerca de duas dezenas de anos e apenas tinha portas abertas pelo funcionamento do Posto Médico local).

Meses depois dessa revitalização, houve a criação do mesmo Rancho a 5 de maio desse ano de 1994... 

... e em sequência disso, também, mais alguns meses depois, foi pois em dezembro, naquele sábado dia 17, que se estreou o mesmo Rancho Infantil (como se chamou de início, relembre-se, e de seguida um ano volvido passou em 1995 a chamar-se Infantil e Juvenil – daí a possível confusão com a data publicada num quadro existente na Casa do Povo, que tem gerado enganos). Tendo a estreia e consequente apresentação pública ocorrido na então Festa de Natal realizada em conjunto pela Direção da Associação Casa do Povo da Longra com a Junta de Freguesia de Rande, incluindo a primeira atuação do Rancho como cabeça de cartaz.

Disso, reportando a “Apresentação Pública” do Rancho, a 17 de dezembro de 1994, recorda-se o facto com recortes das reportagens saídas a público nas edições seguintes dos jornais ao tempo existentes em Felgueiras.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))