Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Honra: Na História do Colégio Eça de Queirós, de Lousada !


É uma honra, mesmo, estar na história do Colégio-Externato Eça de Queirós, de Lousada.  Constando no importante livro “Uma História da Educação em Lousada", da autoria do Prof. Luís Ângelo Fernandes.


Com efeito, em mais um dos livros editados pela Câmara Municipal de Lousada numa essencial publicação de grande formato e conteúdo, de apreciável e relevante descrição histórica, veio a público recentemente esse livro a fazer memória do Ensino no concelho de Lousada. Em cujas páginas ali está algo pessoal, no caso, também. Além de interessante história relacionada com a poetisa Maria Camélia, que fez história nas letras em Felgueiras e foi professora em Lousada, entre os diversos locais por onde ensinou, até se ter finado em terra felgueirense, de permeio com amorosa história.


Ora, o melhor mesmo é ter em mãos, diante dos olhos, este interessante e importantíssimo trabalho agora publicado.


Uma honra, mesmo, um felgueirense estar na história do ensino lousadense, como alguns felgueirenses mais. Não só, mas também, porque esse antigo colégio foi uma referência no panorama da educação da região, incluindo-se então entre seus alunos, além dos naturais e residentes de Lousada, também jovens estudantes de Felgueiras, Paredes e Paços de Ferreira.

~~~ *** ~~~
A propósito, como há tempos aqui referimos, há que recordar, quando:

...andava eu de livros debaixo do braço com amigos, ao tempo de frequência no Externato Eça de Queirós. 

(Foto da página de facebook do Externato Eça de Queirós)

Tempos em que o histórico colégio era deveras familiar no ambiente da terra através de figuras carismáticas, como o "Contínuo" Senhor Sousa, a secretária sempre prestável (senhora muito simpática, da qual me estava já a falhar o nome, mas recordando seu sorriso me vem à ideia como era tratada carinhosamente) a Chiquinha, os professores como o tão apreciado Padre Meireles de História, o Padre Campos do Português, Padre Mota de Francês, Padre Jorge de Inglês, Professora Orísia de Ciências, etc. etc. Andando o tão afável sr. Sousa de cigarro de mortalha sempre na boca, além de ser conhecido nas suas andanças de bicicleta a atravessar a vila no itinerário profissional. Lembrando que comíamos barato na casa de pasto do sr. Freitas, típica mistura de tasco e restaurantezinho antigo, por trás dos Bombeiros. Ao passo que no centro da mesma vila comprávamos o jornal na loja de papelaria da Geninha, enquanto esperávamos a camioneta de carreira em frente à loja do Rega, rindo-nos com a sua useira conversa de engalhar os clientes.

( Postal de finais dos anos sessenta)

Sendo do curso liceal de bons amigos como Zé Vieira, mais tarde advogado de renome e dirigente apreciado dos Bombeiros; tal como também o Jorge Magalhães, volvidos anos tornado Presidente da Câmara de Lousada; Zé Alberto; o Teles de Santa Margarida, o Costa de Silvares, o Sousa do Unhão, Reis, Graça, Raquel, Maria José, Goreti, entre outros. 

(Fotos do álbum  pessoal)

Depois seguiria eu pelo Colégio de Vila Meã e ficara de permeio à espera de incorporação no serviço militar, até ter acontecido o 25 de Abril, etc. e tal…

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))