Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 29 de maio de 2022

Longra nas Novenas a Santa Quitéria / 2022

Mais uma vez e na boa sequência de anos anteriores, neste domingo último de maio houve uma participação de elementos do Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra nas Novenas a Santa Quitéria. Com apoio da Junta da União de Freguesias de Pedreira, Rande e Sernande, que acompanharam o grupo.

Com efeito, na comemoração anual da festa concelhia de Santa Quitéria, que tem dia próprio a 22 de maio, este ano a mesma foi assinalada festivamente no domingo seguinte, a 29/05/2022. E como de costume começando com a tradicional realização das Novenas a Santa Quitéria, antigamente de iniciativas privadas e caminhadas populares, mas agora, desde finais dos anos noventa do século XX, em organização municipal. A cuja tradição a região da Longra tem sido representada pelo Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra, fundado a 5 de maio de 1994, também colaborante com tal realização a partir que passou a haver essa recriação oficial das Novenas, em 1999.  

Assim sendo, desta representatividade mais recente regista-se o facto com duas imagens, da saída da cidade de Felgueiras e chegada ao santuário no cimo do monte de Santa Quitéria, do grupo de jovens atuais do Rancho da Casa do Povo da Longra nas Novenas de 2022.


««««« »»»»»

Como retrospetiva e enquadramento histórico, acrescenta-se um remirar pela mesma tradição concelhia, com alguns laivos memorandos dessa ancestral tradição.

~~~ ***** ~~~

Em boa hora houve ideia de recriar (em Maio de 1999) as antigas tradições das novenas a Santa Quitéria, numa iniciativa tendente a recuperar essa ancestral manifestação de cunho religioso popular. Realidade com que outrora eram “pagas” promessas e que nos tempos de agora é trazida a público em revivalismo sadio, de reconhecimento devido ao interesse com que já vão sendo tidas lembranças de tempos idos, como integrantes da memória colectiva.

Essas práticas de exercício devoto seguiam pisadas das antigas peregrinações, de que ainda vão sucedendo algumas, provindas de gentes de paragens vizinhas e sítios distantes em demanda de Felgueiras, através de longas caminhadas comunitárias. Remanescentes como réstia de folclore religioso, que em tempos de antanho era exercido com danças e bailados litúrgicos, de culto externo durante a Idade Média, algo ocorrido nos templos religiosos nalgumas ocasiões de festividades, mas interditado entretanto. Essa influência religiosa cedeu assim parcelas sentimentais ao espírito popular, na senda de que a parte espiritual sempre atraiu a imaginação e a crença, reflectindo na poesia singela a ambiência vivida. Antigamente, quando havia qualquer aflição, pestes e outras doenças, tal como para livrar um mancebo da tropa ou outro motivo de força maior, pedia-se o milagre ansiado a um santo ou santa da devoção particular, a quem se apegava a pessoa suplicante na sua fé, ao que em contrapartida, fundamentada em esperança de atendimento, era feita promessa de acção de graças. Entre essas promessas estavam caminhadas, desde a casa de quem tinha a promessa a cumprir até à ermida ou igreja onde se destinava, levando grupo de pessoas a cantarem clamores em agradecimento, conforme o prometido. Se o rancho de gente era de seis componentes chamava-se Serão, ao passo que de nove era Novena. Caso a prece fosse por uma menina normalmente a promessa era de levar nove meninas a cantarem, se fosse por um menino era costume um serão de meninos, e se fosse por pessoa adulta tanto iam só moças adultas como uma mistura de meninas e raparigas espigadas, até mulheres casadas por vezes. Acompanhadas atrás pelas pessoas pagadoras da graça: aquela por quem fora feito o voto, que por vezes ia amortalhada ou levava uma vela de cera do seu tamanho; e a que prometera, indo esta nesse cumprimento, levava então à cabeça cesta ou açafate com farnel para fortalecer o rancho durante o caminho. No fim, ao regressarem a casa, era dado a todo o conjunto de pessoas intervenientes um almoço de recompensa, que por norma consistia de arroz de feijão branco, servido em companhia de bolinhos de bacalhau.

Na região de Felgueiras esses destinos eram vários, percorridos com ajuda de cânticos entoados ao longo dos percursos da satisfação das promessas. Havia serões e novenas conforme as proximidades das terras dos santos mais invocados, mas também de mais distantes paragens, podendo ser a Santa Quitéria, ao monte de seu nome, como à Senhora da Saúde ou ao S. Cristóvão, a Lordelo, à Senhora do Alívio, na Serrinha, bem como a santos e santas de devoção mais local, como aos padroeiros das freguesias, ou ainda fora do concelho à Senhora da Livração, ao S. Bento das Pêras, à Senhora da Lapinha, entre diversos rumos. Como ainda, muito mais longe, ao Senhor da Pedra, para lá do Porto e na área de Gaia, conforme ficou nos cantares populares uma dança da rusga desse nome.

Porém as novenas mais usuais por esta zona eram, com efeito, as direccionadas ao Monte de Santa Quitéria, em especial na ocasião da romaria antigamente feita em sua honra. Exprimindo, as novenas à Santa, uma componente etnográfica significativa da diversidade etnográfica, através da riqueza dos produtos musicais ligados à vida campesina, em derivado arreigo religioso profundo.

Já no início do século XX o Padre Henrique Machado registava, no seu volume sobre Santa Quitéria, alguns versos dessas novenas, de feição clássica e cariz religioso:

«Vamos com todo o fervor

E ardente devoção

Consagrar a Quitéria

Nossa humilde oração.

 (...)»

E João Sarmento Pimentel, nas suas “Memórias do Capitão”, relembrava entre algumas festadas e rusgas ouvidas na sua infância por estes sítios, trazendo à memória célebre grupo da terra: «...Nas novenas a Santa Quitéria era um encanto a suave harmonia do conjunto or­feónico onde a Quina de Merouços, ainda garotinha, botava o alto, uma beleza de fé ingénua daquelas lindas e esbeltas raparigas da aldeia:

Senhora Santa Quitéria

Vinde abaixo, dai-me a mão,

Eu sou a mais pequenina

Abafo do coração. (...)»

Ora as novenas a Santa Quitéria, embora se realizassem ao longo de todo o ano, eram mais frequentes no Domingo mais próximo do seu dia, celebrado a 22 de Maio. Sendo a Santa advogada de enfermidades malignas, era associada nas orações com pedidos contra a raiva e o cancro, doenças incuráveis em diferentes épocas (segundo conhecimentos das preces atendidas nos primeiros tempos da devoção, de cuja época foi referida por Frei Bento da Ascensão uma certidão do século XVIII.)

Perduram na transmissão oral algumas estrofes bem conhecidas, entre as muitas cantadas na ida das novenas antigas:

«Santa Quitéria bendita                       

Nós p´ra lá imos agora.

Deitai-nos a vossa bênção

Ao sair da porta fora.

Senhora Santa Quitéria

Eu daqui a estou a ver

Com dois olhinhos na cara

parece o sol a nascer.

Senhora Santa Quitéria

Deitadinha na barquinha

Nós aqui vamos a cantar

Ela lá descansadinha.

Santa Quitéria bendita

Lindo milagre fizeste

Aqui vem o penitente

A quem vós a vida deste.

Santa Quitéria bendita

Vem voando numa pomba

vem abençoar este povo

da linda terra da Longra.

Senhora Santa Quitéria

Protectora e mensageira

acompanha o nosso rancho

Pela nossa vida inteira.

Santa Quitéria bendita

No altar de cravos brancos

Onde o Padre diz a missa

Domingos e Dias Santos.

Senhora Santa Quitéria

Varrei do caminho as areias,

Já trago as chinelas rotas

Não posso romper as meias.

Senhora Santa Quitéria

Nós cá estamos a chegar.

Botai-nos a vossa bênção

Lá de cima do altar.

(E no regresso eram acrescentadas mais algumas apropriadas, tais como:)

Senhora Santa Quitéria

Nós cá nos imos embora.

Deitai-nos a vossa bênção

Ó sair da porta fora.

 (...)»



= Representação do Rancho da Casa do Povo da Longra nas Novenas de Santa Quitéria em maio de 2001 =

Pois estas manifestações devotas haviam caído durante anos no esquecimento, deixando de ser usual verem-se tais grupos em caminhada conjunta. Acontecimento que a partir de 1999 voltou a ser referência, por meio de participação anual de grupos representativos de Associações, Ranchos Folclóricos e outros agrupamentos das freguesias do concelho de Felgueiras. Que, de bom grado, vão monte acima num acto de conservação simbólica e recordação etnológica, sem misturar nem confundir recreação com devoção, revivendo a consagração que o povo de Felgueiras desde distantes eras dedica à sua Santa.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))