Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 18 de maio de 2021

Efeméride da subida do FC Felgueiras 1932 à 2ª Divisão B Nacional/Campeonato de Portugal

 O amigo Eduardo Teixeira na sua página do facebook lembrava hoje, e bem, que nesta data «é dia de relembrar um dos momentos mais brilhantes das últimas décadas» … Sendo obviamente dele os créditos da lembrança momentânea, que se releva porque na verdade dá azo a que aqui se possa recordar mais uma efeméride!

Com, efeito, em maio de 2013 o FC Felgueiras 1932 subiu à então 2ª Divisão Nacional B, que desde a época seguinte se passou a chamar Campeonato de Portugal (até ao final desta época de 2020/21, para na próxima haver novas mudanças). Tendo esse feito do Felgueiras sucedido ao do ano anterior, em que o clube mais representativo de Felgueiras foi campeão da Divisão de Honra da AF Porto e, em maio de 2012, subira então à 3ª Divisão.

Pois maio é mesmo um mês com diversas afinidades locais, entre as quais essas e outras ligadas à história do desporto felgueirense.

Disso, entre recordações presentes na retina da memória, mas também alguma documentação guardada, juntam-se imagens dos jornais locais correspondentes a esses dois feitos. De quando em 2012 o FC Felgueiras foi Campeão da Divisão de Honra da AF Porto, e em 2013 subiu depois à 2ª Nacional.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))