Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Recordando o primeiro… por ocasião do mais recente livro publicado.


Foi também em novembro, mas a 21, corria o ano de 1997, que então foi apresentado o meu primeiro livro, o volume da história da região, “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras.

Antes haviam sido publicados, também de minha autoria, alguns pequenos opúsculos sobre eventos e realizações em que como autor estivera envolvido. Mas o primeiro livro, de fôlego e também de diretriz mesmo histórico-literária, foi então em novembro de 1997, com esse livro volumoso patrocinado pelo jornal Semanário de Felgueiras. Após isso, entre livros de edição de autor, tal foi a maioria dos publicados, mais um de edição de entidade interessada (como foi no caso da paróquia de Várzea, no livrinho historiador de S. Jorge de Várzea), bem como um que teve alguns patrocínios conjuntos (tal o que sucedeu na publicação do livro historiador do Futebol de Felgueiras) e ainda outro também ainda através de patrocínio (o dedicado ao arquiteto da Casa das Torres de Felgueiras, patrocinado pela fábrica IMO), agora tem vez este patrocinado pelo IESF-Instituto de Estudos Superiores de Fafe.

Assim, passados 22 anos (a perfazer na próxima semana), desde o aparecimento do primeiro, é agora a meio deste mês de novembro que surge a público o mais recente, a 16 do mês dos magustos e vinho novo. Sempre na época da tradicional partilha, como é este período de S. Martinho, cujo santo partilhou sua capa e com essa ação de desprendimento e apreço fez brilhar raios solares de verãozinho em pleno inverno…

Armando Pinto