Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Casa do Povo da Longra – na passagem de seu 82.º Aniversário


Completou-se ainda por estes dias, no passado dia 26 de corrente mês de abril, 82 anos de existência oficial da Casa do Povo da Longra. Criada que foi por Despacho Ministerial de 26 de abril de 1939. Dando desse modo continuidade e ligação governamental à anterior Associação Pró-Longra, da qual passou a usar e ter as instalações dessa antecessora agremiação criada em 1928.

A história desta mesma Casa, agora e desde 1994 oficializada como Associação e com mais recentes estatutos aprovados em 1996, depois escriturados e oficializados em 1997, está historiada em livro publicado em 1999.

= Imagem da capa e ficha técnica do livro com a História da Casa do Povo da Longra =

Além desse livro dedicado à memória histórica da Casa do Povo da Longra, a mesma instituição está também historiada, mais os seus diversos departamentos, no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”. Como tal, assinala-se aqui, desta feita, a longa existência da mesma apenas através de imagens soltas e em saltos no tempo, de documentação angariada aquando do levantamento feito para a elaboração do livro Memorial. Desde documentos da pioneira Associação Pró-Longra, mais testemunhos de antecedentes e procedentes da respetiva criação e seguinte instalação. Em tempo que era entoado o Hino da Longra em todas as sessões realizadas na casa.

= Página de frente e verso com o original do Hino da Longra

Ilustrando a memorização extensiva, juntam-se alguns outros documentos originais, como exemplos, de recortes e memorandos de sua continuidade. Incluindo uma página do original da elaboração do livro Memorial Histórico, passando por cartões e bilhetes de atividades realizadas no salão de espetáculos da Casa do Povo da Longra. De tudo um pouco, entre material de arquivo pessoal do autor. E ainda algumas recordações pessoais alusivas. Conforme se poderá ver e ler, porque melhor que mais explicações será a visualização.  


OBSERVAÇÂO: Todos estes e outros documentos obtidos durante os anos da escrita do livro "Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras" foram oferecidos gentilmente por pessoas familiares de  alguns dos envolvidos na criação e primeiros tempos da casa em apreço. Como está no livro referido seus nomes. Nunca nada disto pertenceu aos arquivos da Casa do Povo da Longra. Enquanto os bilhetes e cartões foram guardados pessoalmente, ao longo do tempo. Já as medalhas, placas e outros galardões foram naturalmente de ofertas públicas ao autor.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))