Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Mais um Livro a enriquecer a minha biblioteca!

 

Recebi hoje, por amável oferta – após recentes contactos proporcionados por conhecimento recente – um livro que muito vem enriquecer a minha biblioteca pessoal doméstica. Um livro de um senhor amigo, João Maria Neves Pinto, cuja ligação deriva de nossas afinidades por telurismo pátrio, por assim dizer. Sendo ele familiar descendente da fidalga família Sarmento Pimentel, da Casa da Torre, de Rande-Felgueiras (a minha terra). Residindo ele atualmente em Portugal, na encantadora Gondomar onde também eu passei uns anos, embora poucos, sob o frondoso ambiente da quinta antiga dos Capuchinhos mailo seu emblemático Jingo, árvore muito grande, muito agarrada à vida.

Natural de Moçambique, onde formou família seu avô, o mais velho dos irmãos Sarmentos Pimenteis da Torre, dos quais eu fui amigo pessoal em seus últimos anos, quando se me proporcionou conhecimento com esses famosos João e Francisco, tios-avôs do autor do livro, João Maria (nome que lhe foi dado em homenagem ao famoso militar ancestral de seus maiores), tem assim também sangue felgueirense. Acrescendo que Alfredo, avô do referido autor do livro, foi e está deveras evocado no livro “Memórias do Capitão” de João Sarmento Pimentel.

Deste livro, "Moçambique Os Padres da Minha Vida", de João Maria Neves Pinto (em 2ª edição acrescentada à 1ª publicada em 2013), coloco aqui, como amostra e apresentação, umas imagens de suas páginas iniciais, pelo que fica anotado no mesmo. Porque tudo tem razão de ser e nada é por acaso. Agradecido ao autor e grato a tudo o que ainda vai acontecendo nesta vida.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))