Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Domingueira Manhã Cultural de Homenagem Felgueirense – Jornada evocativa sobre “Francisco Sarmento Pimentel e a Casa da Torre”

Assim mesmo, titulando com devido relevo, foi em grande o começo da louvável iniciativa do projeto “FELGUEIRAS CULTURAL ON TOUR”, cuja primeira atividade teve lugar neste domingo dia 23 de maio.

Com efeito, com a chancela da Câmara Municipal de Felgueiras, teve então início esse denominado projeto “Felgueiras On Tour”, destinado a realizar-se aos domingos de manhã, de modo a promover o património cultural felgueirense. Tendo a primeira atividade acontecido com um interessante programa a assinalar os 125 anos do nascimento de Francisco Sarmento Pimentel através de uma exposição dedicada a este ilustre Felgueirense que nasceu na casa da Torre, na freguesia de Rande. Ainda dentro do período da conta aniversária e no âmbito também dos noventa anos da sua Travessia Aérea à Índia.

Como ponto de partida foi dado início ao programa por meio de homenagem ilustrativa, sendo aberta na Biblioteca Municipal uma exposição pública dedicada a evocar o heroico conterrâneo em apreço. Sendo então proporcionada aos presentes uma visita à exposição, cuja mostra, intitulada “Francisco Sarmento Pimentel (1895-1988): Um pioneiro da aviação em Portugal e um opositor ao Estado Novo”, fica patente na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras até ao dia 31 de maio.


Exposição esta que dá a (re)conhecer melhor o homenageado, por meio de diversificada documentação e diversas fotografias originais, mais exemplares autógrafos, entre versos seus também, como um dedicado a Felgueiras, mais documentos próprios e ainda livros com referências alusivas. A ver para crer.
 

A exposição, com a presença de familiares do homenageado e mais pessoas aderentes, teve abertura oficial através de boas vindas dadas pela senhora Vereadora da Cultura, Dr.ª Ana Medeiros, e apresentação explicativa exposta pela Curadora da Exposição e Diretora do Arquivo Municipal, Dr.ª Manuela Melo, enquanto tudo decorria a preceito sob supervisão da Arq.ª Carla Vilas-Boas Carvalho, Chefe de Divisão da Cultura e apoio de pessoal dos serviços respetivos da instituição.

Momentos a que o autor destas linhas com muito gosto também se associou naturalmente, como fica registado visualmente para o álbum pessoal.

Seguiu-se visita à Casa da Torre, do berço natal de Francisco Sarmento Pimentel, de portas abertas pelos anfitriões, Dr.ª Teresa e Dr. João Sarmento Pimentel, proprietários atuais do solar e irmãos descendentes da linhagem da casa armoriada de fidalgas tradições. Na qual o arqueólogo Dr. José Ribeiro e a Dr.ª Teresa Sarmento Pimentel em tom coloquial falaram sobre a evolução arquitetónica da Casa da Torre. E o Dr. João Pedro Sarmento Pimentel desenvolveu tema relacionado com o motivo do encontro ali proporcionado, através de belo trabalho em “PowerPoint “ – relacionando a evolução das descobertas sucessivas até aos “raids aéreos” de cariz transatlântico em que seu tio Francisco foi um dos autores pioneiros; e extensivamente algo dos antepassados em que Francisco Pimentel se inclui honrosamente. Em torno da figura do homenageado e da história da casa que tem gravado o nome de Francisco Sarmento Pimentel, protagonista da primeira viagem aérea de Portugal à Índia.

Foi pois um bom bocado de começo de dia bem passado. Decorrido em ambiente soalheiro da manhã de domingo, perante a presença de significativo número de pessoas interessadas pela memória concelhia e relevância do que eleva os valores da terra em que vivemos, a concretizar a anunciada homenagem ao aviador pioneiro felgueirense Francisco Sarmento Pimentel. 


Ação que aqui fica assim registada, com o relevo que as coisas boas merecem. E se apresenta ilustrada, a dar uma possível aragem do que foi andar nessa carruagem, do tempo e espaço, em idílica paisagem envolvente.

Armando Pinto

((( CLICAR sobre as imagens, para AMPLIAR )))