Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 12 de junho de 2014

O “Basquete” da Longra


Dizem que por vezes a história se repete, ou pelo menos tem parecenças nalgumas analogias que se deparam no decorrer dos tempos. Como quem diz haver fases que se comunicam, por ciclos da vida. Tal o que por tradição sucede na Longra, onde sempre houve dotações institucionais, entre existências que nasceram e desapareceram mas depois voltaram a ter sucessoras, como que se erguendo essas realidades costumadas.

Ora, tanto como uma terra se define pelo seu património físico e humano, e extensivamente se pode ufanar de dotações próprias, também na Longra sempre houve dessas instituições, de variada espécie, como foi o exemplo da pratica desportiva associada a organismos locais. A pontos de ter havido tradição de basquetebol, modalidade desportiva cujo exercício se estendeu por diversas equipas da Longra, ao longo dos anos. Desde uma remota equipa do Sport Clube da Longra, passando por outras, de permeio, até uma equipa de basquetebol de Casa do Povo e outra mais duradoura da MIT/Metalúrgica da Longra.

Não vamos aqui esmiuçar a história desses clubes, de tais equipas e suas filiações, pois que isso e muito mais está descrito pormenorizadamente e ilustrado no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997 (há cerca de dezassete anos, já, portanto, e há muito esgotado), ou seja, à mão de quem então o quis obter e tem. Bem como algumas fotografias dessas formações já foram publicadas em anteriores “posts”, neste blogue. Assim sendo, desta vez, apenas agora recordamos a existência duma das últimas versões dessa existência de outrora, do “basquete” na Longra, através de lembrança dum artigo, ornado com interessante foto, constante no antigo “Boletim Mit” - o jornal que chegou a haver representativo da Metalúrgica da Longra… Uma outra dotação que em tempos houve por aqui, também, cuja memória felizmente temos preservada em nosso arquivo particular.


Armando Pinto


((( CLICAR  SOBRE  AS  IMAGENS, DOS RECORTES DIGITALIZADOS –  PARA  AMPLIAR )))