Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 26 de julho de 2017

DIA DOS AVÓS


Dia 26 de julho é Dia dos Avós, comemorado nesta data por associação de ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, assim dedicado pela Igreja aos pais de Maria, Nossa Senhora, e avós de Jesus Cristo. Sendo, como tal, padroeiros dos avôs e das avós.

= Imagem de Sant'Ana e São Joaquim que estava no nicho da respetiva capelinha do penedo do miradouro de Santana, ao alto de Rande, onde foi captada esta fixação fotográfica. Antes portanto de ter sido retirada abusivamente, aquando do caso da destruição do marco divisório de freguesias por parte da Junta de Freguesia de Idães e levou ao caso judicial em que no tribunal de Felgueiras foi dada razão a Rande (e a cuja sentença a Junta de idães não apresentou depois recurso). Imagem de estatuária sacra, que fora benzida pelo antigo pároco de S. Tiago de Rande Padre Alberto Brito, em inícios dos anos de trinta, do século XX, a qual, já no século XXI, então ficou a cargo do pároco de Idães, na época o Padre Benjamim e atualmente o Padre Manuel Joaquim, e desde aí tem estado retida na sacristia da igreja paroquial de Santa Maria de Idães =

Sendo também o imaginário dos avós algo enternecedor, que nos transporta nas nuvens dos tempos a idílicos bens de afeto e, na evolução da vida, nos faz sorrir só de ver nossos rebentos, os continuadores de nosso sangue na geração mais nova da linha familiar, que apertamos ao peito no pulsar vivo do coração, lembramos nossos avós a celebrar a vida, quão sensibilizante é valer a pena o que temos vivido.


Nesta energia sentida, recordo alguns registos em que ao correr do pensamento aqui são lembrados meus avós, conforme se pode ver nalguns artigos escritos anteriormente…  

(clicando nos links)





Armando Pinto