Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

(Exemplo de) Recordações históricas de realizações sociais do Rancho da Casa do Povo da Longra

Entre diversas curiosidades particulares que fazem parte da memória da convivência dentro do Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra, há alguns exemplos memorandos de realizações lúdico-sociais que ajudaram ao fortalecimento dos laços de companheirismo familiar e ambiental que foram apanágio nos tempos da primeira dúzia de anos de existência do mesmo Rancho, pelo menos, olhando ao tempo em que estive presente como fundador e depois presidente/ responsável).

Um desses exemplos, entre excursões de convívio, contou-se um célebre passeio excursionista de comboio na Linha do Douro, em que, idos da Longra até à estação de Caíde em carros diversos, depois fomos desde Caíde até ao Pinhão na linha ferroviária em ambiente turístico e naquela terra de demarcação vinhateira houve convívio até pelo final da tarde dentro.

De mais esse dia ficaram, além de outras recordações na retina da memória, também alguns adereços, como o bilhete pessoal da viagem. Que agora se relembra aqui, mesmo porque (com os novos exemplares de máquinas automáticas) bilhetes desses antigos são já raridades museológicas.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))