Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 29 de julho de 2021

“Santinhos” (pagelas) de lembranças paroquiais de Rande…

O tempo dos meses estivais, mais propriamente os principais de verão, são por costume eclesial na diocese do Porto uma época de ordenações sacerdotais, especialmente em princípios de agosto, mas também em julho por vezes. Tendo esses períodos sido já temporadas que em determinadas ocasiões ficaram ligadas à memória coletiva da paróquia de S. Tiago de Rande, das vezes em que se ordenaram sacerdotes naturais desta freguesia e paróquia felgueirense. Mas também sacerdotes que vieram a ser párocos de Rande.

Desses factos, como de costume, foram distribuídas pagelas, os populares “santinhos”, de alusão ao ato cerimonial, quer da ordenação como da tradicional Missa Nova.  

Além disso, de ocasiões diferentes, mas de relação paroquial, como no tema duma semana missionária, por exemplo, ou comemorações de somas de anos de paroquialidade, quão foram num caso 25 e noutro 10, também ficaram a assinalar tais factos os respetivos “santinhos” alusivos. Como ainda em ocorrências menos felizes, mas sempre assinaláveis, conforme os acasos de falecimentos de alguns prelados, entretanto já verificados e assim recordados.

De tudo isso, de recordações guardadas, há assim “santinhos” de lembranças paroquiais, na preservação do arquivo pessoal. Porque são testemunhos destes que não deixam morrer a memória e ajudam a eternizar fastos dignos de registo.

Armando Pinto

((( CLICAR sobre as imagens, para AMPLIAR )))