Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Padre José Augusto, da Aparecida (Lousada) e conhecido aficionado do “Picadeiro” de Sernande (Felgueiras): Novo pároco para Paços, Lamoso, Meixomil e Penamaior (Paços de Ferreira)


Por deliberação canónica, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, nomeou o Padre José Augusto Ribeiro Ferreira para pároco das paróquias de Paços de Ferreira, Lamoso, Meixomil e Penamaior. Assim o Padre José Augusto deixa a até agora sua freguesia da Aparecida, mais a paroquialidade de Aião, na zona de fronteira dos concelhos de Lousada e Felgueiras, e regressa à região da sua terra natal – sendo natural de Ferreira. Saindo da paróquia de Aparecida, em Lousada, onde realizou um trabalho pastoral de excelência.

Estão de parabéns as paróquias que agora recebem o novo pároco e a quem o autor destas linhas deseja as melhores felicidades.

O Padre José Augusto, além de ter ficado conhecido pelas grandes transformações que operou no que com ele passou a ser o santuário da Senhora da Aparecida… era pessoa conhecida e estimada na área da vila da Longra, nas redondezas das até agora suas paróquias, pela também sua ligação afetiva ao picadeiro de Sernande, onde existe um complexo estrutural de escola e local de lazer de cavalos. Sendo que regularmente, nas suas idas aos cavalos, a Sernande, passava e parava na Longra para tomar o pequeno-almoço, ou lanchar, e conviver. Sempre simpaticamente acessível. A pontos que diversas famílias de paroquianos de Rande e Sernande, por exemplo, pediam sua amabilidade para fazer batizados e outras cerimónias na igreja de S. Tiago de Rande, particularmente, dentro das possibilidades do respetivo múnus e aprovação óbvia do pároco próprio. Como no caso pessoal do autor destas linhas, pois que o sr. Padre José Augusto foi quem batizou os meus netos – facto que é de registar, sendo eu amigo e inclusive com diversas afinidades ao pároco local.

O Padre José Augusto ficou ainda celebrizado por sua afeição à iconografia e significado amplo da Senhora Aparecida, como demonstrou no modo como apertou a si a pequenina mas valiosa imagem, de grande estimação na veneração popular de muitíssimas gerações (conforme bem mostraram as imagens televisivas, na ocasião), aquando da queda do andor gigante da romaria da Aparecida.

Armando Pinto