Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Crónica no S. F. - Artigo sobre Datas Aniversárias “Felgueirenses”.


Do nosso mais recente artigo, da atualidade, no jornal Semanário de Felgueiras, guardamos aqui, para conhecimento de eventuais pessoas interessadas, que não possam ler a edição de papel do periódico semanal felgueirense, a coluna impressa na edição desta sexta-feira, dia 27 de Julho.

(Clicar sobre o recorte digitalizado, para ampliar) 

Do mesmo trabalho, para facilitar a leitura, juntamos o texto original datilografado: 

Datas Aniversárias 

Todas as épocas são demarcadas por ciclos e um instante pode marcar uma época. Tal o que possa representar uma data, bem como um simples facto seja capaz de eternizar um povo inteiro. Por isso o estudo da história teve divisão por idades, conforme as ocorrências mais vincadas, chegando-se à idade contemporânea na atual crise, nos mais variados aspetos e setores. 

Nesse prisma, não desfoca muito toda e qualquer imagem formada por muito do que veio ao mundo e merece comemoração. Ainda há dias perfez cento e tal anos, mais precisamente 180, que se deu o desembarque da Praia da Memória, como foi assinalado no próprio dia em que, nos arredores do Porto, se dera a chegada das forças de D. Pedro para instaurar o liberalismo em Portugal (após a guerra civil que se desenrolou durante o Cerco do Porto e originou que o Rei Liberal tivesse doado o seu coração à cidade Invicta). Como, a um nível mais restrito, naturalmente de abrangência felgueirense, passou já no primeiro dia de Julho o aniversário da vila da Longra, bem como, por exemplo, por estes dias ocorreu mais um ano sobre a data natalícia do célebre musicólogo felgueirense Padre Luís Rodrigues e… daqui a algum tempo ocorre o centenário da morte de Guilhermina Mendonça, a veneranda Menina de Rande que faz parte da devoção popular vai para um século. Entre fastos e factos, do muito que merece alguma atenção, pelo menos de recordação. Sem necessidade de esmiuçar cada um dos exemplos, que o que perdura na memória garante alguma preservação. 

Como dessas eras restam imagens das fainas que o cinematógrafo registou, sensivelmente quando no Porto o célebre Aurélio Paz dos Reis fixava em filme os carros de bois das rodas vasadas em duas candas, como então se usava também nesta zona afim ao Entre Douro e Minho. O que leva a recuar sempre à velha questão de onde vimos e para onde vamos, até visualizar o momento presente.

Sabemos de onde vimos, mas não sabemos para onde vamos. Que seja o futuro a marcar-nos o caminho, sem perder de vista o que foi o rumo antepassado. Sem passado não haveria presente, nem futuro. E quem não souber valorizar a memória do que é comum, de todos, desde os antepassados até aos vindouros, não saberá apreciar o futuro… por falta de memória remota - não por doença, mas mal cerebral de certo tipo de esquecimento, qual envelhecimento de perder esperanças no porvir. 

Vimos de um tempo, segundo valorizamos, em que o saber, os modos de fazer, os costumes, tudo o que tem a ver com tradição e valores do espírito, se transmitiam de geração em geração. O passado, qual candeia que seguia à frente dos caminhantes em noites de breu, iluminava o presente e apelava a um avançar na manutenção da mesma direção. Ao invés do que por vezes vai acontecendo, quando avançar já tem mais de inovar. Num futuro que, de qualquer maneira, formata o presente, à medida da evolução do caminho da vida. 

Num desses dias e momentos, disto que se deduz em tal narrativa, damos connosco a rebobinar imagens marcantes, ao calhar dum aniversário qualquer, do que ficou na retina de dias de anos, ao longo dos anos. De como sempre todos nós, mais ou menos, gostamos de festejar anos, no sentido de nos sentirmos a contar para alguma coisa em tal dia… porque conta muito haver valorização, do que merece ser apreciado. E lá virá um fartote, capaz de assinalar devidamente o que passará além, enquanto o mundo pula e avança. 

Armando Pinto