Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 14 de março de 2024

A propósito da “camisola poveira” ter agora registo nacional de produções artesanais tradicionais… Lembrança do senhor Luís da Póvoa, amigo “Poveirinho pela graça de Deus”!

 

Anda na comunicação social a notícia que a “Camisola Poveira” fica a ter certificado especial, na defesa de sua marca oriunda da Póvoa de Varzim:

«𝗔 𝗽𝗼𝗽𝘂𝗹𝗮𝗿𝗰𝗮𝗺𝗶𝘀𝗼𝗹𝗮 𝗽𝗼𝘃𝗲𝗶𝗿𝗮𝗽𝗮𝘀𝘀𝗮 𝗮 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗴𝗿𝗮𝗿 𝗿𝗲𝗴𝗶𝘀𝘁𝗼 𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗱𝘂𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗮𝗿𝘁𝗲𝘀𝗮𝗻𝗮𝗶𝘀 𝘁𝗿𝗮𝗱𝗶𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗶𝘀

A produção da camisola poveira, peça de vestuário típica da Póvoa de Varzim, já está integrada no registo nacional de produções artesanais tradicionais. A sua manufatura fica protegida pela delimitação geográfica da área de produção, que abrange todo o concelho da Póvoa de Varzim, e pela definição das características e técnicas de produção.

Com mais de um século de História, a camisola poveira, originalmente relacionada com a atividade dos pescadores, transformou-se numa peça de traje festivo masculino e num símbolo emblemático da Póvoa e do Norte. A peça é feita em lã natural de ovelha e decorada com bordados a ponto cruz, em preto e vermelho, aludindo ao mar e, sobretudo, à pesca.»

Ora, ao ler a notícia e tomar conhecimento do facto, de imediato vem à lembrança a memória do amigo senhor Luís da Póvoa, como familiarmente era conhecido o sr. Luís Tomás Pinto – grande entusiasta da “Camisola Poveira”, como aliás de tudo que fosse próprio da identidade da sua Póvoa. De modo que o caso é propício para uma homenagem em sua memória. Lembrando o que sobre ele já escrevemos (e se pode rever, clicando) em

http://longrahistorico.blogspot.com/2018/09/homenagem-ao-amigo-sr-luis-da-povoa.html

Armando Pinto