Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 4 de novembro de 2023

Novembro... mês do livro apresentado em 1997 – o “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”– cujo título causou reações diversas!

Em Novembro de 1997 chegou ao público o livro que muita gente sabia estar em preparação, e até mesmo feito entretanto, mas por falta de apoios tardava a ser publicado. E então, quando surgiu diante dos olhos dos leitores, que o passaram a ter em mãos, chamou também a atenção pelo título, por desconhecimento de uma parte do público sobre o que significava Alfozes, termo mais comum a conhecedores de história local e mesmo nacional, como eram denominadas em tempos idos certas circunscrições administrativas antecessoras dos concelhos. Acontcendo então que o título ainda fez ser mais falado o caso. Tal como quando foi publicado esse livro, por certas invejas de quem não era capaz de fazer algo do género mas não gostou que alguém tivesse feito, houve também alguma campanha de certos políticos locais desse tempo, mas depois o livro até esgotou depressa, apesar de ter tido uma tiragem muito maior que a que é costume nos livros apresentados na região, e hoje muito mais gente gostaria de o ter, conforme se ouve e lê. 

Perfaz pois este mês já 26 anos que a 21 do mesmo mês onze do ano foi apresentado tal livro há muito esperado por muita gente, então publicado finalmente, o “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”! Apresentado publicamente em sessão solene realizada a 21 de novembro de 1997, então sexta-feira, nessa noite fria de outono mas muito quente de surpresas e emoções como aconteceu – na Casa do Povo da Longra, em sala muito bem composta, quer no espaço de baixo da plateia como em cima no chamado balcão, em que muito público marcou presença no salão de espetáculos, numa terna envolvência onde se viveu esse acontecimento.

Assim sendo, sabendo-se que a conta de 26 anos se completa este mês, assinala-se aqui no blogue “Longra Histórico-Literária” a ocorrência memoranda do que aconteceu em novembro de 1997.

Como mero exercício de memória, recorda-se tudo aquilo por meio de algumas imagens de arquivo pessoal, quer dum quadro (com moldura oferecida por um amigo a quem as siglas poveiras eram muito caras…), como por páginas do álbum pessoal, bem como por outros meios de objetos guardados .


Recorde-se que o livro, para o qual andei a pesquisar e fazer levantamento memorial durante uns largos anos e depois levei a escrever ainda mais alguns, além dos anos que esteve à espera de apoios para pagamento da edição, teve publicação por fim através de patrocínio do jornal Semanário de Felgueiras. No qual eu colaborava já desde dezembro de 1996 e ainda me mantenho como colaborador, em 2023. Sendo assim esse meu livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras” patrocinado pelo Semanário de Felgueiras, graças ao Dr. Manuel Faria. Tendo sido algo raro e mesmo inédito, ao tempo, um jornal de Felgueiras ter patrocinado um livro (apenas tempos depois o mesmo SF patrocinou a capa de um livro de poesias e recentemente um outro livro de um antigo diretor). Sabendo-se que a gerência da Câmara Municipal de Felgueiras desse tempo, quando era Vereadora da Cultura a Dr.ª Fátima Felgueiras, ter andado anos a protelar um prometido patrocínio, acabando depois por se deitar de fora, como soe dizer-se.

O caso foi deveras interessante e mesmo importante, como volvidos anos a primeira década entretanto ultrapassada foi até assinalada no Semanário, como se recorda.

Muitos anos se passaram assim, e muita coisa se alterou com o decorrer do tempo. Hoje já não é notícia, ou como se diz agora quanto a mediatismo de ordem do dia, não é assunto viral na atualidade, não focando anseios de política, por exemplo, mas foi tema dos jornais à época publicados em Felgueiras, como se recorda por recortes das respetivas edições de 27 e 28 de novembro (do final da semana seguinte, ao lançamento do livro) daquele distante ano de 1997.



Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))