Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Boletim Municipal “Atualidade” da C. M. de Felgueiras – nº 3 – 2020


Chegou por estes dias de agosto a casa do autor deste blogue, como por certo ao domicílio de muitos outros munícipes, o mais recente número do Boletim Municipal da Câmara de Felgueiras, atualmente chamado “Atualidade” – cujo nº 3, com data de junho 2020, foi então colocado na caixa do correio cá de casa.

Está pois então em distribuição pública esse Boletim Informativo da Câmara Municipal de Felgueiras, como Informail.


E com este terceiro número do órgão oficial da presidência de Nuno Fonseca é dada continuidade ao mesmo Boletim iniciado em 1982 e que ao longo das diversas presidências teve variados títulos e formatos (como neste blogue já está historiado, aqui).


Nesta edição ressalta logo o apreciável realce patente na publicação da nota inicial dum Voto de Pesar pelo falecimento do Professor Edgar Silva, personagem público muito querido do universo felgueirense; e a página do Presidente, a fazer as honras da casa.


Desta feita o destaque da capa é dado à “Felgueiras Renovada”, referente à requalificação da Avenida Dr. Leonardo Coimbra, na cidade sede do concelho, enquanto no interior é dada conta ao longo das páginas para obras em ruas reabilitadas, espaços em transformação e outros assuntos para os quais é chamada a atenção, sobretudo nas freguesias que têm merecido cuidado nos tempos recentes, a que reporta a atualidade municipal felgueirense.

Com aspeto gráfico na linha de continuidade à versão da sequência do exercício em curso, a revista presente chama a atenção para a atualidade municipal, em bom serviço informativo, dando uma volta pelas realizações mais presentes, ainda. Apenas se notando que continua a faltar informações sobre atividades culturais, dando ideia (como acontecerá daqui a tempos quando o Boletim for consultado, à posteriori) que não tem havido nada desse setor. No sentido, por exemplo, à atividade da Biblioteca e Arquivo Municipal, e empresas associadas ao Município com fins de trabalho ligado a arte, cultura e lazer.


Ora, com uma tiragem oficial de 21.000 exemplares (em bom número para a quantidade de famílias das habitações referentes aos cinquenta e tal mil habitantes do concelho) e de distribuição gratuita, como sempre tem acontecido ao longo dos tempos, chega assim à casa de cada felgueirense e fica para a história, em modo de mais tarde verificar e recordar, este informail “Atualidade”. Boletim municipal que faz de crónica visual de mais uma temporada da coisa pública felgariana.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))