Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 16 de março de 2021

Felgueiras nas camisolas da W52-FC Porto

Felgueiras, concelho do interior do distrito do Porto onde se situa atualmente a sede social da equipa profissional de ciclismo W52-FC Porto, está como tal associada à camisola oficial da mesma equipa para esta época de 2021. Como se pode vislumbrar num pormenor, que se adianta, da camisola que com muito gosto já faz parte das preciosidades aqui do “ego” autor destas linhas.

Naturalmente não se publica aqui e agora a totalidade da visão da camisola, para não adiantarmos mais, ou seja como se diz popularmente para não pôr o carro à frente… neste caso das bicicletas. Mas não resisto a referir desde já este caso, pelo orgulho felgueirense, mediante o que tem acontecido da comunicação social teimar em olvidar o facto, sabendo-se que (além da parceria com o FC Porto e natural ligação ao universo do Dragão) desde a época passada, inclusive, a sede da mesma equipa é em Felgueiras – como foi anunciado publicamente, por acaso, até em março de 2020 na apresentação do livro “Ciclistas de Felgueiras”.

Ora, tal orgulho e grande apreço, por tudo junto, é acrescido na grande valia da equipa que tem dominado o ciclismo português. A pontos de ser constantemente atacada por diversos meios e feitios, pois a superioridade não agrada a muita gente de diversos setores, como ocorre presentemente com o propalado caso da falta do "passaporte biológico" de Alarcón, que teve permissão de correr assim até 2018 e só quando em 2019 teve uma lesão provocada por queda aparatosa que o obrigou a tomar medicação, o tomaram de ponta… Mas (além de não poderem em verdade referir nada de doping, mas falha no boletim do passaporte biológico...), curiosamente, sem que nada esteja ainda definido, incluindo ele ter direito a recorrer para a justiça, como fará, já não falta quem se adiante a riscar seu nome indevidamente de certas listas. Enfim…

Mas, mesmo sem listas, por via da necessidade de colocação da publicidade dos diversos promotores, a camisola azul avança… (como diz no poema Aleluia e se acrescenta): Azul, com letras brancas… indomável, imortal… a dar nome a Portugal!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))