Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

A equipa da minha primeira visão duma equipa de futebol…!

Pois foi, isso no tempo em que eu, pequeno mas já entusiasta pela bola, só conhecia ainda jogadores e equipas pelos jornais e gravuras de livros e revistas, acompanhando o futebol pelos relatos radiofónicos das equipas nacionais, enquanto o futebol era mais o jogo da bola dos recreios da escola primária. Até que, saindo da Longra em tardes domingueiras, passei a ir ver jogos a Felgueiras. Admirando então tudo aquilo, ali colado junto aos ferros de separação do campo da Rebela. Não era ainda o Porto que via, como queria ver em carne e osso o Américo, o Pinto e Cª… mas era já o Felgueiras, no tempo do Sabú, do Pimenta, Zé Manel Estebainha, Mário, Mendes, Cardoso, César Roda (conhecido por Rodas), mais Pacheco, Zé Maria, Rocha, Monteiro, Zé Carlos, etc.)

Foi pois esta equipa da minha primeira visão duma equipa de futebol a sério, a histórica equipa do Futebol Clube de Felgueiras que pela primeira vez subiu de divisão. A minha primeira equipa que vi, ao vivo. E como se viviam esses tempos... e tudo tinha encanto!

= Foto colorida pelo amigo Abílio Faria, portuense com raízes felgueirenses e popular cantor Monte Cristo (sendo a foto original, a preto e branco, do material que tenho em meu arquivo pessoal).

Armando Pinto