Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Um envelope com história… expedido da Longra para o Porto



Aqui há tempos foi o autor deste blogue surpreendido com a descoberta num blogue de apreço com uma imagem que de imediato chamou e clama atenção. Tratando-se dum sobrescrito que faz parte da coleção dum dos maiores colecionadores portugueses de artigos vários relacionados com literatura, filatelia e outras valências.

Ora, no blogue referido, “Dragaodoporto”, no post correspondente consta em título
«Filatelia - Sobrescrito circulado em correio azul, da Vila da Longra para o Porto no dia 13/12/2005
E, a seguir à imagem do envelope, acrescenta:
«Esta peça selada, foi expedida com dois selos diferentes da temática "Futebol Clube do Porto"


Pois a boa surpresa remete para uma das ocasiões em que houve troca de comunicações escritas, através de correio (como era mais normal até há pouco tempo, ainda) entre aqui o autor deste blogue e um grande senhor da Filatelia, o Dr. Paulo Sá Machado – de quem fiquei a ter algum contacto durante algum tempo desde nossos primeiros contactos, aquando da 1ª (e única) Mostra Filatélica e Exposição Museológico-Postal da Casa do Povo da Longra, que organizei em 1995, durante o período (cerca de 12 anos) em que estive na direção daquela associação local.

Esse envelope agora faz parte da coleção de outro colecionador, portanto. E dos bons!

Aqui há tempos já foi publicado neste blogue Longra Histórico-Literária certas amostras de adereços com o carimbo comemorativo dessa exposição, integrante duma Semana Cultural. Agora regista-se o facto dum dos envelopes da correspondência derivada, tratando assuntos em anos seguintes, constar em tão importante coleção de inteiros postais, havendo já integrado exposições filatélicas e mesmo de outras temáticas.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))